Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2004 - 18h10

Pacientes medicados com Vioxx devem procurar o médico

Publicidade

da Folha Online

O paciente que faz uso contínuo do medicamento Vioxx, indicado para o tratamento da artrite e dor aguda, deve procurar seu médico para definir uma nova opção de tratamento.

A recomendação é da própria Merck, que anunciou nesta quinta-feira a retirada voluntária do medicamento do mercado, em todo o mundo. Estudos indicaram riscos de o paciente desenvolver problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, a partir de 18 meses de terapia contínua.

Não há informações sobre riscos aos pacientes que fazem uso esporádico do medicamento.

Pacientes e médicos podem obter outras informações pelo site da Merck ou pelo 0800-12-22-32.

Venda suspensa

"Embora a causa destes resultados [do estudo] ainda seja incerta atualmente, eles indicam maior risco de eventos cardiovasculares confirmados a partir de 18 meses de terapia contínua. Embora reconheçamos que Vioxx beneficiou muitos pacientes, acreditamos que esta [a retirada do medicamento do mercado] é a decisão mais apropriada", afirmou Peter Kim, presidente dos Laboratórios de Pesquisa Merck.

Foi determinada a suspensão cautelar da comercialização e uso de todos os medicamentos que contenham Rofecoxibe, princípio ativo do Vioxx, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Leia mais
  • Risco de problemas cardiovasculares tira Vioxx do mercado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vioxx
  • Leia o que já foi publicado sobre problemas cardiovasculares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página