Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2004 - 20h05

Juiz norte-americano determina prisão domiciliar para brasileiros

Publicidade

da Folha Online

Os brasileiros Mizael Cabral, 29, e Daniel Correa, 27, presos em Miami (Estados Unidos) desde o dia 26 de outubro, vão aguardar julgamento em prisão domiciliar, ou seja, não poderão deixar o país. A decisão, de um juiz norte-americano, foi conhecida nesta quarta-feira.

Os rapazes foram presos quando embarcavam para o Brasil. Eles disseram aos agentes do aeroporto de Miami que possuíam uma bomba na mala.

O fato --um mal-entendido ou uma brincadeira-- levou os amigos para a prisão. Os dois podem pegar até cinco anos de prisão e ter que pagar multa de US$ 250 mil por "dar falsa informação de ameaça".

A mãe de Correa, Hilda Patton, que tem cidadania norte-americana e vive em Miami, irá abrigá-los em sua casa.

O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Edísio Simões Souto, considerou a decisão da Justiça norte-americana "um avanço, mas ainda muito pouco".

Bagagem

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o segurança resolveu revistar a bagagem de Mizael Cabral após passar no raio X. "Você já encontrou a bomba na mala?", teria dito o rapaz. Segundo o governo norte-americano, o amigo Daniel Correa completou: "Se abrir a mala, ela explodirá".

Os familiares dos rapazes afirmam que eles trabalham com pranchas de surfe e carregavam uma bomba de sucção.

Em inglês, o termo correto para o aparelho é "pump". No entanto, de acordo com familiares, eles se enganaram e disseram "bomb", o que significa bomba explosiva.

Leia mais
  • Apesar de decisão de juiz, imigração pede prisão de brasileiros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre brasileiros presos nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página