Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2004 - 08h34

Dupla ateia fogo no carro do assessor do governador do ES

Publicidade

da Folha Online

O carro do assessor de imprensa do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem partido), foi incendiado na tarde de segunda-feira (22), próximo ao Palácio Anchieta, sede do governo, em Vitória.

Segundo testemunhas que presenciaram a cena, o carro do jornalista Daniel Simões foi atacado por dois homens que jogaram gasolina, atearam fogo e saíram correndo.

O incêndio foi controlado pelos seguranças do Palácio Anchieta. Ninguém foi preso.

Ataques a ônibus

A polícia do Espírito Santo já prendeu quatro suspeitos de atear fogo em ônibus, segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Miranda.

Militares do Exército foram deslocados para garantir a segurança de passageiros de ônibus da capital e da Grande Vitória.

Desde a última sexta-feira, dez ônibus foram incendiados na região. Homens encapuzados entram no veículo, pedem para o cobrador recolher e levar o dinheiro do caixa, e para os passageiros saírem. Depois, o ônibus é levado para outro local e incendiado.

Os suspeitos foram presos entre domingo e esta segunda, de acordo com o secretário. Ele disse à Folha Online que todos são "confessos". Porém, Miranda afirmou que ainda não pode revelar a motivação.

"Temos a certeza que há muita mais gente envolvida", disse.

Há suspeita de atuação do crime organizado nos ataques --os suspeitos presos teriam ligação com o tráfico de drogas. Outras hipóteses analisadas pelas autoridades são o envolvimento de integrantes do transporte clandestino ou briga entre sindicalistas do setor.

O Exército deve ficar em terminais e em pontos de grande movimentação de pessoas. "Eles [militares] devem permanecer no Estado até que tenhamos o controle total da situação, mas nossa expectativa é que nos próximos dias toda essa rede esteja mapeada".

Miranda diz que, além da PM, 450 homens do Exército fazem a segurança da população --alguns já estavam no Estado e outros foram deslocados após solicitação do governador Paulo Hartung (sem partido) aos ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e da Defesa, José Alencar.

Medidas

Em coletiva concedida no final da manhã desta segunda-feira, Miranda disse que o governo do Estado suspendeu as aulas noturnas da rede estadual de ensino.

"O governador achou por bem suspender por dois dias as aulas noturnas da rede estadual e vai sugerir que os municípios sigam o mesmo caminho até que a gente possa restabelecer a tranqüilidade da população", afirma.

Ele confirmou a solicitação de redução do número de ônibus circulando nas ruas, a partir das 20h de hoje e de amanhã. Segundo ele, os ônibus que circularem serão acompanhados por policiais.

Leia mais
  • Governo do ES atribui ao crime organizado ações contra ônibus

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios em ônibus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página