Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2005 - 03h08

Seca deixa municípios do RS em situação de emergência

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

Prefeituras de 22 municípios do norte do Rio Grande do Sul, na região de Passo Fundo, decretaram situação de emergência por causa da seca. A estiagem atinge principalmente as plantações de feijão, milho e soja. A Defesa Civil do Estado começou ontem a vistoriar as cidades para detalhar as perdas.

Para que os municípios atingidos possam firmar convênios e receber auxílio financeiro é preciso ainda que os decretos municipais sejam homologados pelo governo do Estado.

O primeiro município a decretar situação de emergência, no dia 27 de dezembro, foi Aratiba (427 km ao norte de Porto Alegre). O prefeito Gilberto Hendges (PMDB), que assumiu o cargo no dia 1º de janeiro já sob situação de emergência, avalia que a perda na safra de feijão foi total e chega a 70% na safra de milho.

"É uma tragédia. Nunca aconteceu uma seca como essa ", disse o prefeito. Segundo Hendges, a safra de milho que começa a ser colhida neste mês já havia sido prejudicada pela seca que atingiu a região entre os meses de agosto e setembro. "A seca [em agosto] fez com que as espigas não se desenvolvessem de forma adequada."

Segundo dados do Centro de Climatologia Urbana de São Leopoldo, que fornece informações para a Defesa Civil do Estado, no final o final da tarde desta terça-feira estavam previstas chuvas em pontos isolados do Estado --entre eles a região norte--, mas em quantidade insuficiente para pôr fim à estiagem.

"Pelos cálculos da Climatologia Urbana, na região de Passo Fundo, serão precipitações baixas e que não irão atingir todos os pontos [da região]. Não vai ser suficiente para sanar o problema", disse Luiz Fernando Nachtigall, responsável pela previsão do tempo.

Segundo o meteorologista, a partir de hoje a temperatura no Rio Grande do Sul deve subir, como ocorre historicamente na primeira quinzena de janeiro. Não há previsão de chuvas.

"No norte da Argentina, nesta época do ano, ocorre a concentração de uma massa de ar aquecida que influencia o clima no Rio Grande do Sul."

Leia mais
  • Tornado deixa Criciúma em situação de emergência

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seca no Rio Grande do Sul
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página