Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2005 - 22h31

Após incêndio, energia elétrica é restabelecida no centro de SP

Publicidade

da Folha Online

Algumas ruas de São Paulo ficaram sem energia elétrica na noite desta segunda-feira, em conseqüência de um incêndio que atingiu o edifício CBI Esplanada, prédio comercial de 31 andares localizado na rua Formosa, região do Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo). A AES Eletropaulo afirma que a energia foi restabelecida por volta das 21h40.

Foram afetadas, além da região do Anhangabaú, a rua Guaianazes, a avenida Rio Branco, a alameda Barão de Limeira, a praça Ramos de Azevedo, a rua 24 de Maio, a rua Aurora e a General Osório.

Ricardo G. Nogueira
Veja fotos do incêndio no edifício Esplanada
O incêndio começou por volta das 17h, no segundo subsolo do prédio --possivelmente em um gerador-- e, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Jair Paca de Lima, ao menos 68 pessoas sofreram intoxicação. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pela CGM (Guarda Civil Metropolitana).

A energia foi cortada devido ao risco de explosão no prédio. No total, 26 carros dos bombeiros participaram dos trabalhos de combate às chamas. Por volta das 21h30, 13 equipes ainda participavam da operação rescaldo.

Prédio

O prédio foi projetado em 1948 pelo arquiteto Lucjan Korngold e recebe, diariamente, cerca de 1.500 pessoas.

O edifício abriga a sede do Instituto FHC, que contém documentos, livros e arquivos pessoais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), além de escritórios de empresas. Ainda não há informações sobre eventuais danos ao acervo.

Incêndio

O gerente de marketing Amauri de Souza, 27, conta que estava trabalhando quando as luzes começaram a piscar e, por fim, apagaram. O alarme de incêndio foi acionado em seguida, e os funcionários começaram a deixar o prédio.

"A descida foi demorada pois as escadas são estreitas, havia muitas pessoas e a iluminação era muito ruim", disse.

Leia mais
  • Saiba sobre outros grandes incêndios em prédios ocorridos no centro de SP
  • Prédio atingido por incêndio em SP abriga sede do Instituto FHC
  • Bombeiros trabalham para evitar explosões em prédio incendiado

    Especial
  • Saiba onde fica o prédio
  • Leia o que já foi publicado sobre incêndios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página