Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2005 - 21h19

Amigos retornam ao Brasil depois de serem presos nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O paraibano Mizael Cabral, 29, e o carioca Daniel Correa, 28, que foram presos nos Estados Unidos no ano passado, chegaram ao Brasil na noite desta quarta-feira.

Eles desembarcaram às 20h15 no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (Guarulhos, região metropolitana). Eles deverão falar com a imprensa ainda nesta noite.

Amanhã, eles seguem para João Pessoa (PB), onde concederão uma entrevista coletiva, segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que acompanhou o caso.

Bomba

Os brasileiros foram presos no final de outubro, quando disseram a agentes do aeroporto de Miami que possuíam uma bomba na mala. Foram levados para um presídio, depois cumpriram prisão domiciliar até serem liberados pela Justiça, em audiência realizada no final de dezembro, mediante pagamento de uma multa.

Na ocasião, o ministro Luiz Felipe Mendonça, do Consulado-Geral do Brasil em Miami, afirmou que os amigos aceitaram acordo oferecido pela promotoria e se declararam culpados por transmitir uma informação falsa e interferir no trabalho do agente do aeroporto.

Mendonça afirmou, ainda, que os bons antecedentes dos brasileiros e uma carta feita pelo cônsul-geral, João Almino, para a audiência na Justiça, contribuíram para a decisão.

Bomba

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o segurança resolveu revistar a bagagem de Cabral após passar no raio X. "Você já encontrou a bomba na mala?", teria dito o rapaz. Segundo o governo norte-americano, Correa completou: "Se abrir a mala, ela explodirá".

A brincadeira levou a dupla, inicialmente, para uma prisão federal. Depois, eles foram transferidos para um centro de detenção de imigrantes, com regime menos rígido, e colocados em prisão domiciliar.

Os brasileiros carregavam uma bomba de sucção para fabricação de pranchas. Em inglês, o termo correto para o aparelho é "pump", mas, de acordo com familiares, eles se enganaram e disseram "bomb" --o que significa bomba explosiva.

Leia mais
  • Surfistas retornam e culpam eleição americana por prisão "ridícula"
  • Criminosos usam camisa da PF para invadir casa de comerciante
  • Juiz mantém seqüestrador de Olivetto em regime rígido na prisão
  • Polícia encontra mãe e filha mortas no interior de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre brasileiros presos nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página