Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2005 - 20h22

Operação no centro de SP fecha hotéis e bares e aborda mais de 2 mil

Publicidade

da Folha Online

Cinco hotéis e dois restaurantes foram interditados, na tarde desta quarta-feira, durante o segundo dia da operação Limpa, realizada na região da estação da Luz (centro de São Paulo). As ações --que devem continuar até sexta-feira-- integram o projeto da prefeitura de revitalização do centro da cidade.

Flávio Florido/Folha Imagem
Polícia aborda suspeitos em operação no centro de SP
Polícia aborda suspeitos em operação no centro de SP
Segundo funcionários da subprefeitura da Sé, as portas dos hotéis foram vedadas com concreto, para evitar que os estabelecimentos voltassem a funcionar ainda nesta madrugada. Outros três hotéis foram notificados. Foram multados 11 bares e restaurantes e outros dez receberam orientações de higiene. Grande parte dos estabelecimentos não possuía licença de funcionamento.

Na região conhecida como "cracolândia" --por ser o principal ponto-de-venda de crack da cidade-- foram apreendidos 15 cachimbos usados no consumo da droga, além de 426 papelotes de crack e cocaína. No total, 12 pessoas foram detidas acusadas de portar ou traficar drogas.

Flávio Florido/Folha Imagem
Policiais detém mulher durante operação no centro de SP
Policiais detém mulher durante operação no centro de SP
Durante a ação, assistentes sociais abordaram 673 pessoas --entre adultos, adolescentes e crianças--, mas apenas 369 concordaram em serem encaminhadas para albergues e serviços de saúde.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, 2.213 pessoas foram abordadas. Foram registrados 23 boletins de ocorrência referentes a crimes como furto, roubo, falsificação e estelionato. Dois homens que estavam foragidos da Justiça foram presos. Foram apreendidas duas escopetas calibre 12, um revólver calibre 38 e 50 celulares.
Flávio Florido/Folha Imagem
Policiais averiguam pessoas em operação no centro de SP
Policiais averiguam pessoas em operação no centro de SP


Técnicos da Eletropaulo --empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica da cidade-- aproveitaram a operação para fiscalizar estabelecimentos da região. Foram detectados furtos de energia em um galpão e em dois hotéis.

Foram vistoriados 649 veículos. Mais de 4.000 CDs e DVDs piratas foram apreendidos.

Primeiro dia

No primeiro dia da operação, ao menos 70 estrangeiros, especialmente nigerianos, foram detidos acusados de estarem em situação irregular no país. Destes, três foram presos por resistência, documento falso e porte de drogas. Os outros terão a documentação verificada. No total, a Polícia Federal averiguou cerca de 740 pessoas.

Outras 670 pessoas foram abordadas pela PM, que prendeu cinco em flagrante por porte de drogas. Outras 11 devem ser investigadas por possíveis ligações com outros crimes em São Paulo.

Foram apreendidos ainda 210 veículos e 4.000 CDs --incluindo cópias de programas da Receita Federal-- e DVDs piratas.

Leia mais
  • Polícia deve ocupar região da "cracolândia" até sexta-feira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a "cracolândia"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página