Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/05/2005 - 14h01

Festa da Força Sindical reúne cerca de 1 milhão em SP

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

Cerca de 1 milhão de pessoas participam da festa de 1º de Maio promovida pela Força Sindical na praça Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo, segundo a Polícia Militar.

Já pelas estimativas dos organizadores do evento, há mais de 1,5 milhão de pessoas no local.

Sindicalistas de diversas categorias e autoridades políticas participaram de um ato político por volta das 12h, entre eles o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE).

Os discursos feitos pelas autoridades políticas foram recheados de críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à política econômica. Alckmin, por exemplo, criticou a política dos juros altos. "Não se combate inflação com juro alto. As pessoas estão cansadas disso", disse o governador.

Antes dele, Severino foi recebido pelo público com vaias e gestos obscenos. O presidente da Câmara teve dificuldades para fazer seu discurso, em que criticou a MP 242, que altera as regras de concessão do auxílio-doença. Para interromper as vaias, os organizadores do evento chegaram a colocar um jingle para abafar as vaias do público.

Ao sair do palco, Severino disse que não escutou vaia nenhuma. "Se alguém foi vaiado, esse alguém foi o governo."

Após o ato político, a dupla Cajú e Castanha subiu ao palco e cantou uma música em que faz críticas ao programa Fome Zero. O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, anunciou, antes da dupla subir ao palco, que a música a seguir continha um recado para o presidente Lula.

O presidente da Força Sindical também engrossou o coro de críticas a Lula. "O presidente Lula, quando era sindicalista, era muito radical. Agora, que foi para o governo, ele se esqueceu do povo."

O evento deve prosseguir até as 18h, com a apresentação de diversos artistas populares. Já se apresentaram no palco da Força, entre outros, a dupla Chitãozinho e Xororó e o cantor Daniel. Ainda devem se apresentar o cantor Latino, a cantora Kelly Key e o grupo KLB.

Além do show musical, a Força Sindical sorteará dez carros, cinco apartamentos e dez aparelhos de TV.

Também estiveram no evento o ministro Ricardo Berzoini (Trabalho); o presidente do PPS, Roberto Freire; os governadores Geraldo Alckmin (SP) e Ronaldo Lessa (AL); o vice-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entre outros parlamentares.

Leia mais
  • No Rio, festa de 1º de Maio vai contar com show de Marcelo D2
  • Esquerda da CUT terá Heloísa Helena em ato na Sé
  • Força usa Severino, Latino e prêmios para levar mais de 1 mi para festa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Dia do Trabalho
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página