Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2005 - 17h31

Efeito de tremor no Peru sentido por brasileiros foi pequeno, diz UnB

Publicidade

da Folha Online

O Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) atribuiu entre 2 e 3 pontos na escala de Mercalli aos reflexos de um terremoto ocorrido no Peru na noite de domingo (25) que foram sentidos por moradores do Amazonas, Acre e Rondônia. A escala varia de 1 a 12.

No Peru, o terremoto atingiu 7 graus na escala Richter. Uma pessoa morreu e outras 20 ficaram feridas. Sismos grandes e profundos, com epicentro na Cordilheira dos Andes, geralmente são sentidos em território brasileiro, segundo o sismólogo Vasile Marza.

Moradores dos municípios de Manaus, Benjamin Constant (AM), Cruzeiro do Sul (AC) e Porto Velho (RO) notificaram terem sentido reflexos do abalo. Em Manaus, porém, ele foi sentido apenas por moradores dos prédios mais altos.

"Não foram constatados danos", disse o capitão Danízio Valente Gonçalves Neto, do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, os bombeiros receberam cerca de 90 chamados --no total de dez prédios-- que relatavam o tremor.

Peru

O tremor ocorreu às 20h58 deste domingo (22h58 de Brasília), e teve seu epicentro registrado a 85 km ao sudeste de Moyabamba. O abalo afetou o sistema de comunicações e de energia em várias cidades. Ao menos uma pessoa morreu e outras 20 ficaram feridas --cinco delas em estado grave--, segundo o jornal "El Comercio".

Segundo o Instituto Geofísico peruano, o terremoto foi sentido com força em Lima (capital), Iquitos, Trujillo, Chiclayo, Chimbote, Cajamarca, Piúra, Tarapoto, Moyabamba e Bagua --todas cidades situadas no noroeste e na costa norte peruana--, assim como no Equador e no norte do Brasil.

O instituto afirma que o tremor ocorreu a 85 quilômetros a noroeste de Moyobamba, localizada no limite entre os departamentos de San Martín e Loreto, a 115 quilômetros de profundidade.

Brasil

Em junho, leves tremores de terra foram sentidos em São Paulo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal, como reflexos de um terremoto de 7,9 na escala Richter que causou mortes no Chile.

Em São Paulo, foram afetados bairros como Perdizes, Higienópolis, Pinheiros e Vila Madalena, Parada de Taipas e São Domingos.

Os tremores assustaram os moradores. Queda de livros das estantes ou o balançar das chaves nas portas foram alguns dos relatos feitos à Defesa Civil. Não há registros de vítimas ou prejuízos no Brasil.

De acordo com o professor Jesus Berrocal, do Departamento de Geofísica do IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo), as conseqüências do tremor foram mínimas no Brasil. "Não passou de uma tontura", disse na ocasião.

Leia mais
  • Reflexo de terremoto no Peru assusta, mas não deixa danos no Brasil
  • Terremoto de 7 graus mata um e fere 20 pessoas no Peru

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Brasil
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página