Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2005 - 19h33

Presos mantêm agentes reféns e tentam fugir durante motim em CDP

Publicidade

da Folha Online

Terminou às 18h40 desta segunda-feira o motim promovido por presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Vicente (Baixada Santista). Três agentes de segurança foram mantidos reféns durante a ação, e dois presos ficaram feridos.

Os presos teriam iniciado o motim, por volta das 11h, por acreditarem que a diretoria da unidade pretendia mudar sua população e que um dos raios do prédio havia sido reservado para presos primários, segundo a SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária).

Logo no início do tumulto, um grupo de presos tentou fugir correndo em direção à muralha. Tiros de borracha foram disparados pelos agentes de escolta e vigilância, e os presos recuaram. Dois deles, porém, foram atingidos e tiveram que ser levados a um pronto-socorro da região.

De acordo com a SAP, um deles sofreu escoriações e foi liberado logo após ser atingido. Outro, porém, foi atingido no joelho e permanece internado, mas não corre risco de morte.

Um dos três agentes mantidos reféns foi libertado por volta das 17h e os demais ao final do motim. Nenhum deles ficou ferido, ainda segundo a SAP. Os presos não apresentaram lideranças ou reivindicações.

O CDP tem capacidade para 768 presos, mas abriga 1.387.

Leia mais
  • Presos mantêm 196 visitantes reféns em presídio de RO

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre motins de presos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página