Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2006 - 11h54

Oito bairros de São Paulo permanecem em estado de emergência

Publicidade

da Folha Online

Apesar da trégua dada pela chuva nesta quinta-feira, a Defesa Civil mantém os bairros da Freguesia do Ó, Perus, Casa Verde, Pirituba e Jaraguá, na zona norte, Lapa e Butantã, na zona oeste, e M'Boi Mirim, na zona sul, em estado de alerta devido ao risco de deslizamentos.

Os oito bairros registraram ocorrências graves relacionadas às chuvas --como deslizamentos e enchentes-- e ainda podem ter escorregamentos por causa do nível de saturação do solo.

Outras 17 regiões permanecem em estado de atenção, devido ao acumulado de ocorrências. Dez delas ficam na zona leste de São Paulo.

O estado de alerta é o terceiro em uma escala de quatro estágios (observação, atenção, alerta e alerta máximo). Desde o dia 1º de novembro, quando a Defesa Civil implantou um plano preventivo contra alagamentos e deslizamentos, toda a cidade permanece em estado de observação.

Desde o dia 1º de janeiro, já choveu 142,3 mm em São Paulo, o que equivale a 60% da média de 239 mm para o mês. Apenas nas últimas 72 horas, foram 60 mm.

A única ocorrência registrada pela Defesa Civil na madrugada desta quinta aconteceu na favela Rocinha, no Jabaquara (zona sul), onde dez famílias perderam suas moradias. Segundo a Defesa Civil, elas foram levadas para um Centro Desportivo Municipal. A mesma favela teve deslizamentos na terça-feira (3).

Mortes

Seis mortes relacionadas às chuvas já foram registradas no Estado desde o começo do mês.

Na madrugada de terça-feira (3), em Francisco Morato (Grande São Paulo), Bianca de Souza Sodré, 19, e sua filha, Beatriz Rodrigues de Souza Sodré, de sete meses, morreram no deslizamento de uma casa.

Na mesma madrugada, em Várzea Paulista (63 km a noroeste de São Paulo), Maria Lopes de Almeida e Marília Lopes dos Santos, 12, também mãe e filha, morreram soterradas no bairro Vila Real.

Na cidade de São Paulo, Julival Santos Silva, 40, morreu quando perdeu a direção do carro que dirigia --um Escort-- e caiu dentro de um córrego, em Cidade Dutra (zona sul de São Paulo). Ele levava uma vizinha que sentiu-se mal para o hospital.

Em Sorocaba (100 km a oeste de São Paulo), Sônia dos Santos Lemos Pinho, 31, morreu na tarde de quarta-feira (4) ao ser atingida por um raio no quintal de sua casa no Jardim Califórnia.

Leia mais
  • Deslizamento faz subprefeitura interditar favela na zona sul de SP
  • Estiagem deixa 14 municípios em estado de emergência em SC e RS

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pela chuva
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página