Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2006 - 13h36

Prefeitura estima em 31 mil o número de afetados por enchente no AC

Publicidade

da Folha Online

A Prefeitura de Rio Branco (AC) afirma que 31.164 pessoas já foram afetadas diretamente pela cheia do rio Acre, de acordo com dados repassados na manhã desta segunda-feira pela Defesa Civil. O número corresponde a 10% da população da cidade.

A estimativa de pessoas atingidas variava entre 26 mil e 29 mil, entre o domingo (19) e o início da manhã desta segunda. No total, 861 famílias --o que corresponde a 3.444 pessoas-- foram levadas para abrigos preparados pela prefeitura. Outras 921 famílias preferiram seguir para a casa de parentes e amigos.

De acordo com a administração municipal, o nível do rio aumentou desde domingo e atingiu 16,65 metros na manhã de hoje. O transbordamento ocorre depois que o rio atinge 14 metros. O estado de alerta é anunciado quando a água chega a 13,50 metros.

O nível recorde foi atingido em março de 1997, quando o rio Acre atingiu 17,66 metros. Cada vez que o rio sobe dez centímetros, a Prefeitura de Rio Branco estima que mil pessoas sejam atingidas.

Sem luz

Ao todo, 27 bairros estão ao menos parcialmente sem luz. O fornecimento de luz foi interrompido porque em vários bairros o nível da água chegou próximo ao da rede elétrica. O transbordamento também afetou a rede de distribuição de água, deixando a cidade sem abastecimento.

Na última terça-feira (14), o prefeito Raimundo Angelim decretou situação de emergência na última terça-feira (14).

Divulgação/Prefeitura
Nível do rio Acre sobe e deixa Rio Branco em alerta
Nível do rio Acre sobe e deixa Rio Branco em alerta
Na última quinta-feira (16), o alto nível do rio --então em 16,26 m-- obrigou a RB-Trans (Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco) a interditar a ponte de acesso ao bairro São Francisco. Faltavam apenas 70 centímetros para que a água cobrisse o vão da ponte.

Somente pedestres, ciclistas e motociclistas podiam cruzar a ponte. Uma ponte provisória, que volte a viabilizar o tráfego de balseiros, deverá ser construída ao lado da que foi interditada.

A Prefeitura de Rio Branco, por intermédio de sua assessoria de imprensa, disse que relatórios parciais apontam um prejuízo de cerca de R$ 650 mil com as chuvas na capital.

Com Agência Folha

Leia mais
  • Nível do rio Acre sobe mais quatro centímetros
  • Cheia no AC é a maior desde 1999; desalojados são 9,5% da população
  • Acre deve sofrer com chuva por ao menos mais três dias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre transbordamentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página