Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2006 - 16h49

Enchente em Rio Branco atinge mais de 33 mil pessoas

Publicidade

Folha Online

O nível do rio Acre, que corta Rio Branco (AC), subiu mais três centímetros entre a meia-noite de segunda-feira (21) e a tarde desta terça-feira, atingindo 16,73 metros.

Segundo estimativas divulgadas pela prefeitura, o número de pessoas atingidas pela chuva já atingiu os 33.200. Entre ontem e hoje, mais 2.040 pessoas foram atingidas. A cidade de Rio Branco tem 305.731 habitantes.

Divulgação/Prefeitura
Bombeiros transportam moradores em área alagada
Bombeiros transportam moradores em área alagada
Ao todo, 8.300 imóveis já foram atingidos pelas águas. A Prefeitura de Rio Branco abriga 948 famílias no Ginásio Alvaro Dantas, no Parque de Exposições e em 31 escolas, parte delas estadual.

Segundo a prefeitura, os bairros mais atingidos são 6 de agosto, Taquarí, Cidade Nova, Airton Senna e Cadeia Velha. Em várias regiões da cidade, a Defesa Civil enfrenta a resistência de famílias que se recusam a deixar suas casas, mesmo com as águas altas.

Rio Branco está em situação de emergência desde o último dia 14. No total, 27 bairros estão ao menos parcialmente sem energia elétrica O fornecimento foi interrompido em locais onde o nível da água se aproxima da rede elétrica, para evitar curtos-circuitos.

O transbordamento também afetou a rede de distribuição de água, deixando a cidade sem abastecimento.

O Carnaval da cidade também corre risco de não acontecer. Nesta quarta-feira, a prefeitura deve decidir pelo adiamento das festividades.

Mortos

Os alagamentos já causaram duas mortes. Uma delas ocorreu no sábado (18), no bairro Cidade Nova. Adilton Souza Silva, 29, morreu eletrocutado enquanto ligava a bomba d'água no quintal inundado de sua casa, para que sua mulher tomasse banho. Ele tinha quatro filhos.

Há cerca de duas semanas, um menino morreu afogado ao cair da ponte que liga os bairros Aviário e São Francisco, enquanto brincava com amigos.

Cerca de 80 cães que pertencem a famílias desalojadas estão abrigados temporariamente no Departamento de Controle de Zoonoses da capital, até que o nível da água volte ao normal. Eles receberam uma identificação com o nome e endereço dos donos para, depois, serem devolvidos.

O aumento do nível do rio Acre em Rio Branco é causado principalmente pelo grande volume de água despejado pelo afluente Riozinho do Rola, que continua a subir.

De acordo com a prefeitura, embora não esteja chovendo nos municípios de Brasiléia e Assis Brasil, o volume de água que desce o manancial continua grande. Ontem (20), ele atingiu 15,87 m. No dia anterior, tinha 15,72 m.

Em vários bairros, só é possível circular com barcos. Para o resgate das vítimas, estão sendo usadas 68 embarcações de diversos tamanhos.

Leia mais
  • Nível do rio Acre sobe mais quatro centímetros
  • Cheia no AC é a maior desde 1999; desalojados são 9,5% da população
  • Acre deve sofrer com chuva por ao menos mais três dias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre transbordamentos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página