Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 06h46

Enredo da X-9 brinca com significados da letra "X"

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online

Vice-campeã no último Carnaval ao falar sobre a carreira da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, a X-9 Paulistana faz neste ano na avenida uma grande brincadeira com os diversos significados da letra "X", com o enredo "X da Questão". A escola, que encerra os desfiles em São Paulo, iniciou o desfile no sambódromo de São Paulo por volta da 6h45 deste domingo.

Para desenvolver o tema, o carnavalesco Lucas Pinto vai mostrar a simbologia da letra na pré-história, passando posteriormente por Roma e pelas Cruzadas.

Complexo à primeira vista, o enredo fala, por exemplo, do "X" como uma grande incógnita e dos cientistas com suas equações matemáticas. Será possível encontrar menções a Leonardo da Vinci e a Pitágoras na passarela.

A escola também abordará a letra "X" que representa a palavra "versus", o adversário em um jogo de futebol ou em uma guerra.

E a marca "X", que está representada no mapa dos piratas, dá vida a um dos carros alegóricos. A escola conta com 3.500 integrantes e 25 alas.

Também não faltará uma homenagem ao agente X-9, do escritor Dashiell Hammet, personagem dos anos 50 que deu nome à agremiação. De acordo com Eduardo Bertoli, diretor de relações públicas da X-9, muitos integrantes da escola estarão vestidos com o detetive dos quadrinhos.

Sobre a comissão de frente, a escola faz mistério. Segundo Bertoli, a única dica é que serão apenas mulheres na comissão.

Quanto aos efeitos especiais, haverá um carro sobre a época da criação do mundo com um vulcão adormecido, que ao que tudo indica "acordará" em pleno sambódromo.

Desfiles

Antes X-9 passaram pelo sambódromo a Peruche, a Tom Maior, a Acadêmicos do Tucuruvi, a Águia de Ouro, a Unidos de Vila Maria, a Leandro de Itaquera e a Mancha Verde.

Ontem desfilaram Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

Leia mais
  • Leandro de Itaquera mostra festas tradicionais e políticos de SP
  • Unidos de Vila Maria impressiona público com carro abre-alas
  • Com samba animado, Águia de Ouro dá leveza a tema polêmico

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página