Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 07h48

X-9 Paulistana encerra desfiles de Carnaval em SP

Publicidade

da Folha Online

A escola de samba X-9 Paulistana encerrou na manhã deste domingo os desfiles do Carnaval de São Paulo. A escola optou por um tema ousado ao falar sobre o
"X da Questão" em seu samba-enredo.

A comissão de frente era formada somente por bailarinas, que utilizavam sapatilhas de ponta. Com fitas, elas fizeram uma coreografia em que representavam o jogo da velha no chão.

Para desenvolver o tema, os 3.500 integrantes se dividiram em alas que tratavam da história do "X" na matemática. O primeiro carro alegórico, por exemplo, mostrava um cenário típico da pré-história. Em meio a dinossauros, a escola mostrou que, já naquela época, os humanos utilizavam este símbolo para controlar a quantidade de animais que tinham.

Ainda tratando de história, a X-9 mostrou alas sobre Atenas, civilização oriental e a época das grandes navegações --quando piratas criaram um símbolo formado por dois ossos cruzados, em forma de "X". A letra também deu o tom na ala das baianas, que tiveram suas fantasias bordadas com ponto cruz.

Já na atualidade, um carro alegórico mostrava um fotógrafo pronto para clicar, em referência ao "diga X" que antecede as fotos.

Desfiles

Antes X-9 passaram pelo sambódromo a Peruche, a Tom Maior, a Acadêmicos do Tucuruvi, a Águia de Ouro, a Unidos de Vila Maria, a Leandro de Itaquera e a Mancha Verde.

Ontem desfilaram Gaviões da Fiel, Rosas de Ouro, Nenê de Vila Matilde, Acadêmicos do Tatuapé, Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

Leia mais
  • Leandro de Itaquera mostra festas tradicionais e políticos de SP
  • Unidos de Vila Maria impressiona público com carro abre-alas
  • Com samba animado, Águia de Ouro dá leveza a tema polêmico

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página