Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2006 - 21h21

Porto da Pedra homenageia as mulheres na Sapucaí

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online
JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O que Anita Garibaldi, Maria Clara Machado e Leila Diniz têm em comum? A resposta está no desfile da Porto da Pedra, que aproveita o Carnaval deste ano para lembrar das mulheres que foram importantes na história. A escola, que abriu a segunda noite de desfiles do Grupo Especial, entrou no sambódromo do Rio por volta das 21h20 desta segunda-feira.

Com o enredo "Bendita és tu entre as mulheres do Brasil", a agremiação, segundo o carnavalesco Cahê Rodrigues, faz uma ode às mulheres. "Retrataremos as mulheres que marcaram nossos 500 anos de história", diz.

As apostas inovadoras da Porto da Pedra começam com a comissão de frente. "Ela vem bem representada somente por mulheres e é um dos maiores investimentos da escola, pois consumiu cerca de R$ 190 mil. A comissão simboliza a criação do universo e está cheia de efeitos especiais", diz, sem dar mais detalhes.

O abre-alas também traz uma idéia revolucionária ao desfalcar um dos mitos da criação. A alegoria traz Eva, a primeira mulher criada por Deus, sozinha, livre da companhia de Adão. "É um desfalque, porém, no bom sentido", afirma Rodrigues.

São oito carros no total. Depois de falar sobre o começo do universo e a essência do feminino, surgem as mulheres grávidas e a miscigenação. No quarto carro, o público confere as guerreiras lembradas pela escola. Entre elas estão Maria Quitéria, Anita Garibaldi e Bertha Lutz.

No quinto carro, estarão as "revolucionárias", como Leila Diniz, Zuzu Angel e a Mãe Menininha do Cantuá, além de membros do grupo das mães de Vigário Geral e de Acari. Lucinha Araújo, mão de Cazuza, já confirmou presença no carro. O desfile segue com as mulheres do Carnaval, como dona Zika, Rosa Magalhães, entre outras.

Há ainda as mulheres da arte, como Maria Clara Machado, Chiquinha Gonzaga e Tarsila do Amaral. O último carro celebra a conquista dos direitos e da liberdade e foi batizado como "Grito da Vitória".

Segundo o mestre Marcinho, a bateria da Porto da Pedra fará quatro paradas diferentes. A escola vem com 3.500 integrantes e 32 alas.

A ministra Nilcéia Freire (Política para Mulheres) e a senadora Ideli Salvati (PT-SC) são algumas das mulheres que participam do desfile. Elas entrarão no quarto carro da escola, vestidas de branco.

A ministra afirma que já desfilou em Carnavais anteriores, por outras escolas, e que está preparada para o desfile das Campeãs.

Desfiles

A Porto da Pedra abre a segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Depois desfilam Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Portela.

Ontem, passaram pelo sambódromo Salgueiro, Rocinha, Imperatriz Leopoldinense, Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Escolas do Rio levam o "Brasil" para a Sapucaí hoje
  • Beija-Flor encerra desfile; Rocinha e Grande Rio estouram tempo
  • Reunião decide provável punição para Gaviões da Fiel

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página