Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2006 - 09h30

STJ analisa pedido de liberdade para acusada de roubar manteiga

Publicidade

da Folha Online

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) analisa o pedido de habeas corpus para a Angélica Aparecida de Souza Teodoro, 18, presa em São Paulo desde novembro do ano passado sob acusação de roubar um pote de manteiga, no valor de R$ 3,20. É o segundo pedido de liberdade apresentado.

De acordo com o STJ, a defesa afirma que ela tem um filho de dois anos, mora com a mãe doente e estava desempregada na ocasião. Ainda segundo a defesa, Teodoro acompanhava uma amiga no supermercado, na zona leste da cidade, e escondeu o pote de manteiga em um boné, após ver o filho chorar de fome. Ela não tem antecedentes criminais.

Na semana passada, a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) criticou a prisão e afirma ter acionado a Comissão de Direitos Humanos da entidade para analisar novas medidas jurídicas "em comum acordo com o advogado do caso".

De acordo com a OAB, o proprietário do mercado disse na delegacia ter sido ameaçado de morte por Teodoro, que foi denunciada por roubo pelo Ministério Público.

Conforme informações do STJ, a defesa alega que não houve ameaça e diz que a acusada teria sido agredida pelo proprietário estabelecimento. A defesa entende que a acusação de roubo é equivocada, pois Teodoro deveria ser acusada por furto.

"O furto/roubo famélico se amolda quando o "é praticado por quem, em estado de extrema penúria, é impelido pela fome, pela inadiável necessidade de se alimentar'", disse a defesa em seu pedido, de acordo com o STJ.

Leia mais
  • STJ nega liberdade para jovem acusada de roubar manteiga
  • Projeto adapta Lei de Crimes Hediondos
  • Presos rebelados mantêm 16 reféns na Grande São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre furtos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página