Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2006 - 08h49

Saiba mais sobre o traficante Fernandinho Beira-Mar

Publicidade

da Folha Online

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, transferido nesta sexta-feira da carceragem da Polícia Federal em Maceió (AL), foi preso em abril de 2001 na Colômbia.

Ele tem duas condenações definitivas na Justiça. Uma delas, de 11 anos, em Belo Horizonte, por tráfico de drogas, e outra de 21 anos, em Cabo Frio (RJ), por tráfico e formação de quadrilha. Também é acusado de lavagem de dinheiro, contrabando e associação para o tráfico internacional de drogas.

Rafael Ruas/AP
Fernandinho Beira-Mar
Fernandinho Beira-Mar
Após ser localizado na Colômbia, Beira-Mar foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde ficou até abril de 2002. Depois, passou por diversas transferências.

Ainda em 2002, o traficante foi levado para Bangu 1, no Rio, onde teria comandado a rebelião que deixou quatro rivais mortos. Em fevereiro de 2003, foi transferido para a penitenciária de Presidente Bernardes, em São Paulo, onde ficou por um mês até ser levado, pela primeira vez, para a Superintendência da PF em Maceió (AL).

Beira-Mar retornou para Presidente Bernardes em maio de 2003. O presídio é considerado um dos mais seguros do país.

Em julho do ano passado, Beira-Mar foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Brasília, onde ficou até outubro, quando foi transferido para Florianópolis (SC). O governo do Estado recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir a transferência do traficante.

Em novembro do mesmo ano, após a Polícia Federal descobrir um plano de resgate, o traficante foi levado novamente para Maceió. Um mês depois, o governo do Estado iniciou uma batalha judicial para a saída de Beira-Mar. Policiais federais apontavam falta de segurança na carceragem para abrigar um preso como ele.

Leia mais
  • Beira-Mar sai de Maceió e volta a ficar preso na PF em Brasília
  • Fernandinho Beira-Mar é transferido da PF em Maceió
  • Beira-Mar era suspeito de planejar atentados a hotéis, diz Furukawa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Beira-Mar
  • Leia o que já foi publicado sobre presídios federais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página