Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 18h39

Polícia autua adolescente por homenagear traficante no Orkut

Publicidade

da Folha Online

Um adolescente de 16 anos foi autuado nesta terça-feira pelo ato infracional de contribuir para difundir o tráfico de drogas por manter uma comunidade no site de relacionamentos Orkut em homenagem ao traficante Gilson Ramos da Silva, 22, o Aritana, líder da ADA (Amigo dos Amigos), morto no Rio durante um suposto confronto com policiais no último dia 17.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente foi localizado em Magé (Baixada Fluminense) e levado ao SRE (Serviço de Repressão a Entorpecentes) da Baixada na companhia do padrasto.

Em depoimento, ainda segundo a Polícia Civil, o adolescente admitiu ter criado a comunidade "Saudades do Aritana", mas negou manter qualquer ligação com o traficante. Ele disse ter feito a homenagem por brincadeira, após ver a notícia da morte de Aritana no jornal.

Um serviço de monitoramento do Orkut foi criado há aproximadamente duas semanas no SRE para prevenir práticas como apologia ao crime, ao racismo ou ao preconceito sexual.

Primeiro os usuários ou autores de mensagens suspeitas recebem um aviso sobre as implicações criminais da prática. Em seguida, eles são investigados e a página é tirada do ar. Quem a explora pode ser responsabilizado.

Aritana

Aritana foi morto a tiros em um suposto confronto com a PM (Polícia Militar) durante uma operação no morro do São Carlos (centro do Rio). Ele era apontado como sucessor de Irapuan David Lopes, o Gangan, morto a tiros pela polícia em 2004.

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, Aritana foi baleado quando reagiu à chegada da PM. Ele chegou a ser levado para o Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um suposto comparsa dele também foi morto.

Além do São Carlos, Aritana comandava também o tráfico nos morros da Coroa, Zinco (ambos no centro do Rio) e Querosene (zona norte do Rio).

Leia mais
  • Polícia prende suspeito de roubar Boris Casoy no centro de SP
  • Presos encerram rebeliões em unidades prisionais de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tráfico de drogas
  • Leia o que já foi publicado sobre o Orkut
  • Leia cobertura completa sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página