Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2006 - 15h43

Presos mantêm 16 agentes reféns em duas unidades em SP

Publicidade

FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

Presos promovem rebeliões neste domingo em duas unidades do Estado de São Paulo, após tentativas de fuga que ocorreram simultaneamente, por volta das 13h30. No total, 16 agentes são mantidos reféns.

Uma das ações ocorreu no CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Bernardo do Campo (região metropolitana) e deixou dois detentos baleados. Por volta das 15h40, ainda não havia informações sobre a origem dos tiros ou estado de saúde de ambos.

Segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), um número ainda não calculado de presos conseguiu escapar. Após a fuga, os detentos se rebelaram e mantiveram quatro agentes como reféns.

A outra tentativa de fuga ocorreu na Penitenciária Compacta 1 de Potim (170 km de SP). Nenhum dos detentos conseguiu escapar. Revoltados, os presos renderam 12 agentes penitenciários.

A SAP afirma que ainda não há indícios de que as ações tenham sido coordenadas. A Secretaria negocia o fim das rebeliões e a libertação dos reféns.

As duas unidades têm problemas de superlotação. A Penitenciária de Potim fica na Estrada do Jacaré, no Bairro das Correias. Inaugurada em em 18 de março de 2002, tem capacidade para 768 presos em regime fechado, mas abriga 1.116.

Já o CDP de São Bernardo, localizada na estrada Yae Massumoto, no bairro Cooperativa, abriga 1.471 presos em regime fechado, embora tenha a mesma capacidade de 768. O CDP foi inaugurado em 10 de outubro de 2005.

Leia mais
  • Homem que mantinha reféns em igreja se entrega à polícia
  • Chacina deixa três mortos e quatro feridos em Salvador
  • IML libera corpo de mulher morta pelo filho em São Paulo
  • Vigilante encontra bebê recém-nascido no litoral de SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre rebeliões de presos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página