Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2006 - 10h10

Especialistas apontam outras técnicas contra medo de avião

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A reportagem ouviu psicólogos e psiquiatras a respeito da eficiência da terapia baseada em simulações tridimensionais de vôo oferecidas para passageiros que têm medo de avião. Os especialistas dizem que é necessário avaliar o custo/benefício do processo e lembram que existem terapias mais simples e mais baratas, que atingem o mesmo resultado.

Para o psiquiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo Ênio Andrade, já que o custo do tratamento é elevado (podendo chegar perto dos R$ 1.600), o paciente deve avaliar se a freqüência com que entra em aviões justifica o gasto.

"Se você precisa viajar constantemente por razões profissionais, é válido como investimento. Mas se quer perder o medo para ir passear na Europa, tem de pensar se realmente vale a pena ou não."

Segundo Andrade, uma alternativa seria recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) para obter antidepressivos gratuitamente. "Alguns estudos mostram que as terapias com medicamentos e cognitivo-comportamental [tipo usado na simulação] são equivalentes em termos de resultados."

Já a presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Bahia Bock, questiona a capacidade do SUS de competir com o sistema privado. "Infelizmente, a rede pública não atende à demanda existente. Se você sair das capitais, a oferta de profissionais e remédios é insuficiente", avalia.

Ana também faz ressalvas à técnica de vôo tridimensional. "Sem desmerecer a sofisticação, há psicoterapias mais simplificadas que lidam com as mesmas questões. Existem há muitos anos e sempre surtiram efeito", afirma.

Tito de Barros Neto, que integra o Laboratório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria da USP é outro a criticar o método tridimensional. "O procedimento pode até funcionar, mas acho que precisa existir mais fundamentação teórica", diz.

Ele afirma que a dificuldade de detectar a natureza do medo que está associado ao avião pode comprometer a eficiência do processo. "Pode ser medo de ficar fechado, de o avião cair, de altura ou de ter ataque de pânico no ar." O preço da terapia, diz Neto, "não é muito diferente do de tratamentos convencionais".

Leia mais
  • Contra fobia, centro oferece "escolta aérea"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre medo de avião
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página