Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2006 - 10h46

Belo muda de presídio para cumprir pena em regime semi-aberto

Publicidade

da Folha Online

A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio transferiu nesta segunda-feira o cantor Marcelo Pires Vieira, o Belo, do presídio Ary Franco, na Água Santa, para o Centro de Observação e Reintegração Social Roberto Lyra, no centro do Rio, onde ele cumprirá pena em regime semi-aberto.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, apesar da transferência, o cantor ainda não deixou a unidade para trabalhar, conforme autorizou o juiz Carlos Eduardo Carvalho Figueiredo, da VEP (Vara de Execuções Penais). A saída deve ocorrer nos próximos dias.
Folha Imagem
O cantor Belo
O cantor Belo


De acordo com a decisão da Justiça, o pagodeiro poderá deixar a unidade para trabalhar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, em uma gravadora localizada no centro da cidade. Ele permanecerá no presídio nos feriados e finais de semana.

Segundo o TJ (Tribunal de Justiça), o cantor poderá se apresentar em shows realizados durante o dia, dentro do horário estipulado para o trabalho. Eventos realizados depois das 18h deverão passar por nova apreciação do juiz. O trabalho será fiscalizado pela VEP.

Progressão

A progressão do regime fechado para o semi-aberto foi concedida no dia 29 de março. Porém, a autorização para que o cantor deixe o presídio ocorreu somente depois de a VEP fiscalizar o local e as condições do trabalho.

A Secretaria da Administração Penitenciária afirma que a unidade "possui um moderno sistema digitalizado de controle de horário da entrada e saída dos detentos", feito por meio das digitais. Os dados ficam armazenados no computador e relatórios individualizados são enviados mensalmente pela direção da unidade para a Vara de Execuções Penais.

O envolvimento de Belo com o tráfico foi identificado em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, em 2002. Nelas um homem pedia ao cantor R$ 11 mil para a compra de "tecido fino", o que é, segundo a polícia, cocaína. Em troca, Belo pedia um "tênis AR" --para a polícia, um fuzil AR-15.

Leia mais
  • Escutas telefônicas apontaram envolvimento de Belo com o tráfico
  • Ministério Público quer prisão de Pimenta Neves
  • Polícia encontra cativeiro e liberta professora em São Paulo
  • Piloto morre em queda de avião em Atibaia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cantor Belo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página