Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2006 - 20h39

Neva no Sul e temperatura pode chegar a 10ºC abaixo de zero

Publicidade

da Folha Online

Três cidades do Sul registraram baixas temperaturas e neve na manhã deste domingo. A mínima no Rio Grande do Sul foi observada no Pico do Monte Negro, em São José dos Ausentes, com 1ºC abaixo de zero. Nevou em São Francisco de Paula (RS) e nas cidades catarinenses de São Joaquim e Urubici, de acordo com dados da MetSul Meteorologia.

O meteorologista da MetSul Eugenio Hackbart disse que a neve foi resultado da combinação da umidade de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico com o ar muito frio que ingressava pelo oeste.

A MetSul informou que pode voltar a nevar em pontos da Serra e do Planalto Sul Catarinense. Também há possibilidade de nevar na Serra do Sudeste, no Rio Grande do Sul. O ciclone extratropical trouxe ventos de até 101 km/h no leste gaúcho ontem.

Os especialistas alertam que a onda de frio desta semana pode assumir proporções históricas. De acordo com Hackbart, é possível que sejam estabelecidos novos recordes de frio para o mês de setembro com mínimas de 5ºC a 7ºC negativos, no Aparados da Serra, Rio Grande do Sul, e que podem chegar a 10ºC negativos em alguns pontos do Planalto Sul Catarinense.

Grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo a região da Grande Porto Alegre, vai registrar marcas abaixo de zero. Já a geada será generalizada e pode resultar em prejuízos à fruticultura.

Em São Joaquim (SC) a mínima na área onde está a estação do Instituto Nacional de Meteorologia deve ficar entre 5ºC e 7ºC negativos na terça, o que seria a menor temperatura em setembro dos últimos 42 anos. Na parte mais alta da cidade, a temperatura pode ficar entre 7ºC e 9ºC negativos.

Em praticamente todo o Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina, a MetSul Meteorologia projeta temperatura mínima abaixo de zero nesta primeira metade da semana. Mesmo na Grande Porto Alegre são esperadas marcas negativas, o que é raro em setembro.

As madrugadas mais frias serão as de terça e quarta, quando são esperadas mínimas próximas de zero ou negativas em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

Leia mais
  • Ciclone provoca vento de 101 km/h e estragos no Sul

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página