Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2006 - 10h31

Equipamento do Legacy poderia estar com defeito, diz "NYT"

Publicidade

da Folha Online

Os investigadores da FAB (Força Aérea Brasileira) se recusaram ontem a confirmar se o jato executivo Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol na semana passada, estava no radar dos controladores de vôo, o que seria um sinal de que o transponder do jato estava com defeito, segundo reportagem desta quinta-feira do diário americano "The New York Times".

O transponder é um equipamento que envia dados de um avião para outros e para o centro de controle.

"Se o equipamento no jato da Embraer não estava funcionando, isso pode explicar porque não houve um alerta para o avião [da Gol]", diz o texto --que ressalta, no entanto, que isso não teria afetado a capacidade do equipamento anticolisão a bordo do Legacy.

Segundo o "NYT", os pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, disseram que o transponder esteve funcionando durante todo o vôo e que não houve nenhum alerta de colisão iminente, citando o investigador da polícia Anderson Garcia.

Nesta semana, o juiz Thiago Souza Nogueira e Abreu, da 2ª Vara de Peixoto de Azevedo, determinou a apreensão dos passaportes dos dois pilotos americanos para que não deixem o país enquanto prosseguem as investigações.

O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse ao "NYT" por telefone que uma das hipóteses com que a agência trabalha para explicar o acidente é a de que os pilotos do legacy tenham se desviado da altitude determinada --a Folha Online apurou que a aeronave não estava na altitude prevista no plano de vôo registrado --deveria estar a 36 mil pés de altura, mas estava a 37 mil.

"Temos que saber se a altitude [a que estavam] era a correta, se o equipamento estava funcionando e se estava ligado", disse, segundo o texto.

Zuanazzi, segundo a reportagem, disse que pretende enviar as caixas-pretas dos aviões para serem analisadas pelo Transportation Safety Board do Canadá e mesmo para o National Transportation Safety Board, em Washington.

A Polícia Federal abriu ontem um inquérito para investigar as responsabilidades no acidente que envolveu o Legacy e o Boeing da Gol. Os 154 ocupantes do Boeing morreram.

Leia mais
  • Pilotos negam ter desligado equipamento do Legacy
  • Agência de aviação dos EUA investiga acidente aéreo em MT
  • IML de Brasília tenta identificar mortos em acidente com avião da Gol

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Boeing da Gol
  • Confira a cobertura completa do vôo 1907
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página