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05/10/2006
-
10h31
da Folha Online
Os investigadores da FAB (Força Aérea Brasileira) se recusaram ontem a confirmar se o jato executivo Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol na semana passada, estava no radar dos controladores de vôo, o que seria um sinal de que o transponder do jato estava com defeito, segundo reportagem desta quinta-feira do diário americano "The New York Times".
O transponder é um equipamento que envia dados de um avião para outros e para o centro de controle.
"Se o equipamento no jato da Embraer não estava funcionando, isso pode explicar porque não houve um alerta para o avião [da Gol]", diz o texto --que ressalta, no entanto, que isso não teria afetado a capacidade do equipamento anticolisão a bordo do Legacy.
Segundo o "NYT", os pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, disseram que o transponder esteve funcionando durante todo o vôo e que não houve nenhum alerta de colisão iminente, citando o investigador da polícia Anderson Garcia.
Nesta semana, o juiz Thiago Souza Nogueira e Abreu, da 2ª Vara de Peixoto de Azevedo, determinou a apreensão dos passaportes dos dois pilotos americanos para que não deixem o país enquanto prosseguem as investigações.
O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse ao "NYT" por telefone que uma das hipóteses com que a agência trabalha para explicar o acidente é a de que os pilotos do legacy tenham se desviado da altitude determinada --a Folha Online apurou que a aeronave não estava na altitude prevista no plano de vôo registrado --deveria estar a 36 mil pés de altura, mas estava a 37 mil.
"Temos que saber se a altitude [a que estavam] era a correta, se o equipamento estava funcionando e se estava ligado", disse, segundo o texto.
Zuanazzi, segundo a reportagem, disse que pretende enviar as caixas-pretas dos aviões para serem analisadas pelo Transportation Safety Board do Canadá e mesmo para o National Transportation Safety Board, em Washington.
A Polícia Federal abriu ontem um inquérito para investigar as responsabilidades no acidente que envolveu o Legacy e o Boeing da Gol. Os 154 ocupantes do Boeing morreram.
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Equipamento do Legacy poderia estar com defeito, diz "NYT"
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Os investigadores da FAB (Força Aérea Brasileira) se recusaram ontem a confirmar se o jato executivo Legacy, que colidiu com o Boeing da Gol na semana passada, estava no radar dos controladores de vôo, o que seria um sinal de que o transponder do jato estava com defeito, segundo reportagem desta quinta-feira do diário americano "The New York Times".
O transponder é um equipamento que envia dados de um avião para outros e para o centro de controle.
"Se o equipamento no jato da Embraer não estava funcionando, isso pode explicar porque não houve um alerta para o avião [da Gol]", diz o texto --que ressalta, no entanto, que isso não teria afetado a capacidade do equipamento anticolisão a bordo do Legacy.
Segundo o "NYT", os pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, disseram que o transponder esteve funcionando durante todo o vôo e que não houve nenhum alerta de colisão iminente, citando o investigador da polícia Anderson Garcia.
Nesta semana, o juiz Thiago Souza Nogueira e Abreu, da 2ª Vara de Peixoto de Azevedo, determinou a apreensão dos passaportes dos dois pilotos americanos para que não deixem o país enquanto prosseguem as investigações.
O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse ao "NYT" por telefone que uma das hipóteses com que a agência trabalha para explicar o acidente é a de que os pilotos do legacy tenham se desviado da altitude determinada --a Folha Online apurou que a aeronave não estava na altitude prevista no plano de vôo registrado --deveria estar a 36 mil pés de altura, mas estava a 37 mil.
"Temos que saber se a altitude [a que estavam] era a correta, se o equipamento estava funcionando e se estava ligado", disse, segundo o texto.
Zuanazzi, segundo a reportagem, disse que pretende enviar as caixas-pretas dos aviões para serem analisadas pelo Transportation Safety Board do Canadá e mesmo para o National Transportation Safety Board, em Washington.
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