Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 13h39

Força-tarefa intensifica fiscalização ambiental em rio dos Sinos

Publicidade

da Folha Online

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o Batalhão Ambiental e a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) intensificam nesta semana a fiscalização de lançamento de efluentes e captação de água no rio dos Sinos, região metropolitana de Porto Alegre.

O estado de degradação da bacia hidrográfica do rio dos Sinos causou a mortandade de 86 toneladas de peixes de 12 espécies. O desastre ecológico foi detectado pela Fepam no dia 7 de outubro.

Segundo a Fepam, a força-tarefa tem como objetivo obrigar as empresas do entorno da bacia a se adequarem a legislação ambiental, que prevê a redução do lançamento de poluentes e um limite para bombeamento de água.

Na segunda-feira (30), nove empresas foram vistoriadas pela força-tarefa e nenhuma foi multada. Segundo a Defesa Civil, técnicos que sobrevoaram a região constataram que lavouras de arroz atingiram áreas de preservação permanente na bacia.

Essas áreas são protegidas por legislação ambiental federal. De acordo com a Defesa Civil, a força-tarefa vai exigir dos produtores a recuperação dessas áreas

Para que a operação alcance o objetivo, quatro equipes também realizam a fiscalização por terra e pela água.

Leia mais
  • Governo multa seis empresas por mortandade de peixes no RS

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes ambientais

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página