Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2006 - 21h46

Passageiros voltam a enfrentar atrasos em aeroportos

Publicidade

da Folha Online

Passageiros voltaram a enfrentar atrasos, neste sábado, em alguns aeroportos. A espera foi maior em Congonhas e em Guarulhos, em São Paulo. Há registro de problemas também no aeroporto de Brasília.

Os atrasos foram causados pelo aumento do intervalo entre as decolagens. Com o gerenciamento do fluxo, os controladores de tráfego aéreo teriam como objetivo garantir a segurança dos vôos.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) informou à reportagem ter registrado atrasos apenas em Congonhas, causados pelo espaçamento entre as decolagens para a região Nordeste. A partir das 17h20, as saídas apresentavam espaçamento de 20 minutos --intervalo que foi aumentado após as 19h. Normalmente, as decolagens têm intervalo de até cinco minutos entre si. Não há confirmação sobre o número total de vôos afetados.

Procurada pela Folha Online, a FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou não ter registrado problemas no tráfego aéreo. De acordo com o setor de Comunicação Social, o chamado gerenciamento de fluxo pode ocorrer em horários de maior movimento. A Aeronáutica nega que o maior espaçamento seja resultado de uma nova operação-padrão por parte dos controladores.

Por telefone, a reportagem tentou localizar representantes da ABCTA (Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo), mas não obteve retorno.

Brasília

Na última quinta e também na sexta-feira (10) o aumento do espaçamento entre as decolagens causou atrasos no aeroporto de Brasília.

A reportagem apurou que alguns controladores estão insatisfeitos com as negociações feitas com o governo federal. O fato indica que a categoria poderia ter aumentado o intervalo entre as aeronaves, em determinados horários, como uma espécie de operação-padrão, em menor escala que a registrada no início do mês, como forma de pressionar o governo.

A insatisfação dos controladores aumentou depois que uma reunião que deveria ter ocorrido ontem entre representantes da categoria e governo foi adiada. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, era contrário ao encontro por considerar que os controladores estavam recebendo do Ministério da Defesa um tratamento de sindicalizados, o que é vetado aos militares.

Leia mais
  • Problema em avião impede operações no aeroporto de Goiânia
  • Controladores de vôo sabem apenas "fraseologia" em inglês
  • Deputados cobram contratação de controladores de vôo

    Especial
  • Problema em avião impede operações no aeroporto de Goiânia
  • Leia a cobertura completa sobre a crise no tráfego aéreo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página