Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2006 - 11h47

Reflexos de terremoto na Argentina atingem quatro Estados e o DF

Publicidade

da Folha Online

Cidades de ao menos quatro Estados brasileiros --São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul-- e do Distrito Federal registraram tremores de terra no começo da madrugada desta segunda-feira. Segundo o Obsis (Observatório Sismológico) da UNB (Universidade de Brasília), o problema foi o reflexo de um terremoto ocorrido na Argentina.

O terremoto ocorreu na região da província argentina Santiago del Estero, a mais de 500 km de profundidade, às 23h26 de domingo (12). O fenômeno atingiu 6,7 graus na escala Richter, que representa a energia liberada pelos terremotos. Em tese, a escala é infinita. Na prática, as forças naturais não passam dos dez graus.

Segundo o professor Lucas Vieira Barros, chefe do Obsis, o terremoto provocou reflexos em uma área extensa devido à grande profundidade da origem. No Brasil, não houve registro de danos, e os tremores ficaram entre os pontos 2 e 3 da escala de Mercalli. No total, a escala conta com 12 pontos para medir a intensidade dos abalos sobre as pessoas e o ambiente.

Na cidade de São Paulo, entre as 23h40 e a 0h, aproximadamente, os bombeiros receberam alertas de moradores dos bairros Tatuapé e Ipiranga (zona leste e sul, respectivamente). Na região Sul, os tremores foram sentidos em Santo Ângelo (RS); em Cascavel (PR) e na região oeste de Santa Catarina. Também houve tremores em Brasília (DF).

Outros terremotos

Esta não é a primeira vez que terremotos ocorridos em países vizinhos atingem o Brasil. O último caso ocorreu em setembro. Naquela ocasião, reflexos de um terremoto de 6,1 graus na escala Richter ocorrido no norte da ilha de Trinidad, localizada em frente à Venezuela, assustou os moradores de Manaus (AM).

O terremoto mais forte ocorrido no Brasil nos últimos sete anos foi registrado em 23 de março. O tremor atingiu 5 graus na escala Richter e começou em Porto dos Gaúchos (644 km de Cuiabá), o local de mais intensa atividade sísmica do país. Os efeitos foram sentidos em cinco cidades do norte do Mato Grosso. Diversos imóveis sofreram rachaduras.

O maior terremoto da história do país foi registrado em 1955, também no Mato Grosso, e atingiu 6,6 graus na escala Richter.

Leia mais
  • PM prende Tati Quebra-Barraco por dirigir sem CNH no Rio
  • PF quer acesso a documentos e mais prazo para investigar acidente aéreo
  • Atrasos afetam cerca de 150 vôos em aeroportos do país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Brasil
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página