Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 17h29

Presidente de sindicato repudia possibilidade de sabotagem em controle aéreo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, divulgou nota nesta quarta-feira para repudiar a possibilidade de que houve sabotagem no sistema de rádio do Cindacta 1, em Brasília. A pane, ocorrida na terça-feira (5), interrompeu a comunicação entre controladores e pilotos e os reflexos ainda causam atrasos nos aeroportos do país.

Segundo Botelho, os controladores "são profissionais comprometidos com a segurança de vôo e senhores de uma ilibada conduta laboral para tornar a aviação brasileira cada vez mais respeitada".

Para ele, a hipótese coloca os controladores de tráfego aéreo contra eles próprios. "Nós não temos este princípio, e sim o da segurança máxima. Não faríamos uma atitude contra nós mesmos", afirmou.

Na terça, o Comando da Aeronáutica não descartou a possibilidade de sabotagem e determinou a abertura de sindicância com participação da Polícia Federal para fazer varreduras e tentar identificar as causas.

O novo comandante do Cindacta-1, coronel-aviador Carlos de Aquino, no cargo há três semanas, refutou a possibilidade de sabotagem e depois foi menos categórico: "Hoje, eu refuto. No entanto, posso chegar lá na frente e ser desmentido pela sindicância", disse.

Com Folha de S.Paulo, em Brasília

Leia mais
  • Atrasos superam uma hora em 32,58% dos vôos no país
  • Passageiros lesados devem guardar documentos para respaldar ações
  • Depois de 24 horas no aeroporto, menina Jéssica chega a Belém

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página