Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 14h04

Promotor diz que prisão de Pimenta Neves concretiza Justiça

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O promotor Carlos Sérgio Rodrigues Horta Filho, do Ministério Público em Ibiúna (64 km a oeste de São Paulo), afirmou nesta quarta-feira, após tomar conhecimento da determinação da prisão do jornalista Antonio Pimenta Neves, que "a Justiça tardou, mas foi feita". "O importante, agora, é localizá-lo e prendê-lo. Sei que a polícia fará um bom trabalho."

A 10ª Câmara Criminal do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo decidiu, por unanimidade, que Pimenta Neves não tem direito a um segundo julgamento, como pediam seus advogados, e que a pena deve diminuir de 19 anos, dois meses e 12 dias de prisão para 18 anos, pois o réu colaborou com o processo.

Desde o crime, ocorrido no dia 20 de agosto de 2000, Pimenta Neves havia permanecido preso por apenas sete meses.

"Eles vão tentar levar essa decisão para o STJ [Superior Tribunal de Justiça] e para o STF [Supremo Tribunal Federal], não tenha dúvidas, mas nada disso impedirá a prisão dele. Eu acho pouco provável que os tribunais superiores reformem uma decisão como essa, pois eles analisam circunstâncias bastante restritas."

Horta Filho elogiou a atuação da Justiça de São Paulo no caso. "O tribunal conseguiu dar conta dos recursos em alguns meses. Foi um ótimo trabalho."

Crime

O crime ocorreu em 20 de agosto de 2000, em um haras de Ibiúna. A ex-namorada de Pimenta Neves, a também jornalista Sandra Gomide, à época com 32 anos, foi morta com dois tiros --um nas costas e outro no ouvido.

Em maio último, Pimenta Neves foi condenado por homicídio doloso, agravado por motivo torpe --ciúme-- e impossibilidade de defesa da vítima, após um júri que durou três dias. No júri, os advogados argumentaram que ele agiu sob forte emoção.

Por telefone, a reportagem tentou entrar em contato com a advogada de Pimenta Neves Ilana Muller e deixou recado no escritório dela para saber se há intenção de recorrer, mas ainda não obteve resposta.

Leia mais
  • Anac admite que situação nos aeroportos "não será ideal" no fim do ano
  • Menina é encontrada morta a facadas em casa da zona sul de SP
  • Delegado vê indício de premeditação em caso de família queimada em SP
  • PF indiciou os pilotos com base em gravação de diálogo na cabine

    Especial
  • Ouça a sentença de condenação de Pimenta Neves
  • Leia o que já foi publicado sobre Pimenta Neves
  • Leia a cobertura completa sobre o julgamento de Pimenta Neves
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página