Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2006 - 17h28

Anac promete fim da crise; atrasos atingem mais de 44% dos vôos

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse neste sábado que os atrasos e cancelamentos de vôos estão "sob controle". Segundo o último boletim da agência, com dados entre a 0h e as 17h30, 44% dos 675 vôos previstos atrasaram mais de uma hora e outros 14 foram cancelados.

"Os problemas estão sob controle e as aeronaves já começaram a fluir", disse Zuanazzi. Hoje é o quarto dia seguido de saguões lotados, longas filas, protestos e muita espera nos aeroportos do país.

O problema começou na última quarta-feira (20) e foi atribuído pela Anac ao mau tempo, que fechou o aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), por 50 minutos, e à TAM, que teve problemas simultâneos em seis de seus 85 aviões. Por causa da crise, a empresa foi impedida de vender novas passagens para os vôos que aconteceriam entre sexta e amanhã.

Zuanazzi disse que os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), da BRA, da Varig e da Ocean Air colocados à disposição da TAM ajudaram a diminuir os atrasos.

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram cedidos dois Boeing 737 (com capacidade para 40 passageiros cada), conhecidos como "sucatinhas"; dois Boeing 707 (um com 140 lugares e outro com 72), conhecidos como "sucatões", e quatro jatos C-99 (45 lugares cada). As aeronaves, somadas, dispõem de 472 assentos. A TAM terá que pagar pelo uso das aeronaves.

Leia mais
  • PF detém mulher em aeroporto do Rio; TAM pára após agressão em SP
  • Aeroportos amanhecem lotados pelo quarto dia consecutivo
  • Atrasos de mais de uma hora atingem 44% dos vôos
  • Supervisor da TAM tem crise nervosa em Congonhas
  • Cruzeiros marítimos viram opção para fugir de caos nos aeroportos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página