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27/12/2006 - 09h00

Tráfego aéreo será maior nos dias 29 e 30

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KLEBER TOMAZ
ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo

Após a crise aérea às vésperas do Natal --que teve média acima de 600 vôos diários com atraso superior a uma hora--, os aeroportos brasileiros voltam a ficar em alerta nos dias que precedem a virada do ano.

A próxima sexta-feira (29), o sábado (30) e a segunda-feira (1º) são consideradas as datas mais preocupantes pelos setores da aviação devido ao maior fluxo previsto de aeronaves e provavelmente de passageiros.

Com movimento grande e filas, fica mais difícil contornar as conseqüências de eventuais atrasos em cascata.

A TAM, principal alvo dos problemas dos últimos dias, pretende disponibilizar no dia 1º uma quantidade de vôos 10,5% superior à do dia 25.

Nessa data, ocorre a posse dos governadores em cada Estado e a do presidente Lula. Os próprios controladores de vôo já manifestaram preocupação ao Ministério da Defesa por conta da expectativa de aumento do tráfego aéreo na ocasião.

Nos dias 29 e 30 de dezembro, a TAM programa 680 vôos no país inteiro. Ela diz que esse número é igual à média diária. Mas será 27% superior ao do dia 31 --536 vôos-- e 31% superior ao do dia 24, véspera do Natal, quando houve 519 vôos da companhia aérea.

O SRPV (Serviço Regional de Proteção ao Vôo) em São Paulo afirma que esses vôos trarão mais trabalho aos controladores de tráfego aéreo, mas que isso não implicará atrasos no que depender da Aeronáutica.

A previsão dos controles na capital paulista é de que haverá 700 movimentos (entre pousos e decolagens) em cada um desses dias (29 e 30) para serem monitorados no aeroporto de Congonhas. O número supera a média diária habitual, de 650 movimentos. No dia 1º, a expectativa em São Paulo é de um fluxo menor.

Natal

O balanço da situação dos aeroportos brasileiros às vésperas do Natal mostra que houve ao menos 3.711 vôos com atraso superior a uma hora a partir do dia 20 --43,3% da totalidade.

O dado, obtido a partir de boletins diários da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), não abrange os números completos dos dias 20, 23, 24 e 25, quando as estatísticas divulgadas oficialmente se referiam somente ao período da 0h às 17h.

A maior proporção de atrasos às vésperas do Natal também se deu na sexta-feira e no sábado antes do feriado. Nesses dias, a espera superior a uma hora atingiu 51,7% e 55,2% do total de vôos, respectivamente.

Foi a partir do dia 20, quarta-feira, que os problemas se intensificaram, quando a TAM retirou seis aviões de circulação para uma manutenção preventiva não programada e houve mau tempo em Congonhas.

Cancelamentos

O balanço do feriado aponta ainda 553 cancelamentos de vôos, 6,5% do total, sendo que a maior proporção foi no próprio dia do Natal --algo que as empresas atribuem à demanda mais baixa, que permite agrupar usuários em menos aviões para reduzir a ociosidade.

A Anac não divulgou a totalidade de passageiros afetados diretamente nos últimos dias pela situação dos aeroportos.

Segundo profissionais do setor, a maioria dos aviões das companhias aéreas costuma ter capacidade para transportar ao menos 130 passageiros.

O dado indica que os usuários afetados por vôos com atraso superior a uma hora pode ter passado dos 500 mil.

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