Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2007 - 20h14

Avião da Varig falha pela terceira vez no mês e derrapa em Congonhas

Publicidade

da Folha Online

Um Boeing da Varig que opera na ponte aérea Rio-São Paulo derrapou ao pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), às 17h48 desta quarta-feira. O piloto precisou girar a aeronave sobre seu eixo para que ela parasse. Segundo a Anac, foi a terceira vez em menos de um mês que o mesmo avião apresenta defeitos.

O incidente fez com que o terminal ficasse fechado por mais de uma hora e provocou atrasos, inclusive em vôos de outras companhias aéreas. Para minimizar o problema, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinou que o aeroporto permaneça aberto até a 1h, em caráter excepcional; e que o Boeing seja submetido a inspeção.

De acordo com a agência, não chovia no momento em que o avião derrapou, e os índices de atrito da pista principal de Congonhas --mais antiga e mais desgastada que a pista auxiliar-- estão dentro dos padrões de segurança.

Em 2006, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) determinou que a pista principal de Congonhas deve ser fechada quando retiver mais de 3 mm de água (cada mm equivale a 1 litro de água por 1 m²).

Por telefone, a Folha Online entrou em contato com a assessoria de imprensa das empresas restantes da Varig, mas ela não tinha informações sobre o incidente. Entre as 18h e as 20h, a reportagem tentou telefonar para a assessoria responsável pela cobertura de ocorrências com os aviões, mas ninguém atendeu.

Leia mais
  • CET interdita marginais de São Paulo para obras de revitalização
  • São Paulo apresenta 121 km de lentidão; marginal continua interditada
  • Subprefeito de Pinheiros prestará depoimento sobre acidente no metrô
  • Feema descarta possibilidade de lama de barragem chegar a Campos
  • Cooperativa promete indenizar passageiros de microônibus soterrado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos de vôos
  • Leia o que já foi publicado sobre crise no tráfego aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página