Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2007 - 11h03

Fechamento de Congonhas provoca série de atrasos nos maiores aeroportos

Publicidade

da Folha Online

O fechamento da pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) ocorrido das 6h17 às 6h45 desta segunda-feira, devido à chuva, provocou uma seqüência de atrasos que atingiu cerca de 60 pousos e decolagens programados para ocorrer das 6h às 11h, de acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país).

É o quarto dia consecutivo em que as operações de Congonhas são suspensas devido à chuva.

Entre os pousos, ao menos cinco estavam mais de quatro horas atrasados, às 11h. Um dos casos mais graves era um vôo da Gol que deveria ter chegado de Salvador (BA) às 6h10 mas foi reagendado para as 13h. Entre as decolagens, os atrasos eram de meia a duas horas.

No aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo), havia poucos atrasos --e de até uma hora-- entre os pousos, e as decolagens eram normais.

Um dos aeroportos que registravam mais atrasos na manhã desta segunda era o Tom Jobim, no Rio. Havia 21 pousos com atrasos de duas horas a três horas. Dois deles deveriam ter ocorrido às 4h50 e às 5h, mas ainda não tinham previsão, às 11h. Havia problemas também entre as decolagens. Duas delas marcadas para as 5h30 ainda não tinham previsão, também às 11h.

No aeroporto Santos Dumont, também no Rio, a situação era normal.

Os atrasos também chegaram ao aeroporto de Brasília, onde ao menos 12 pousos estavam atrasados em até uma hora, às 11h. Um deles, um vôo da Gol oriundo de Natal que deveria ter pousado às 6h30, atrasou mais de cinco horas. Entre as decolagens, o atraso médio era de meia hora. As exceções eram dois vôos da Gol marcados para as 7h que só sairiam às 10h.

Obras

As pistas devem passar por uma reforma a partir do dia 27 de fevereiro. Cerca de 40% dos vôos diários de Congonhas devem ser transferidos para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

O trabalho de reforma e ampliação da pista auxiliar e das pistas de rolamento vai durar 115 dias, com fim previsto para o dia 22 de junho. Dias depois, será a vez da pista principal. Antes do fim desta segunda obra, a Infraero começa obras no aeroporto de Guarulhos.

Na quarta-feira, um Boeing da Varig que operava na ponte aérea Rio-São Paulo derrapou ao pousar na pista principal de Congonhas. Segundo a Anac, foi a terceira vez em menos de um mês que o mesmo avião apresentou defeitos --não chovia na hora do acidente, segundo a agência.

Com Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Internos tentam fugir de unidade na zona leste de São Paulo
  • São Paulo sofre greve de ônibus e congestionamento bate recorde
  • Equipes retomam operação para desmontar grua na cratera do metrô
  • Incêndio atinge indústria na região central de São Paulo
  • Frente fria deixa o tempo fechado no Sudeste
  • Ladrões espancam vítima em assalto no Morumbi

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página