Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2007 - 15h59

Secretário critica remoção de mendigos no interior do Paraná

Publicidade

da Folha Online
da Agência Folha

O chefe da Ouvidoria-Geral da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, vai encaminhar uma representação ao procurador-geral de Justiça do Paraná, pedindo providências contra a remoção de seis moradores de rua da cidade de Apucarana (PR).

"Se é crime o fato de não ter uma ocupação habitual, não ter moradia, então teremos milhões no Brasil nessa situação", advertiu Montenegro. Segundo o ouvidor, a secretaria recebeu denúncias de que os mendigos estariam sendo expulsos pelos órgãos e alguns fichados pela polícia.

Na última quarta-feira (21), a Prefeitura de Apucarana retirou das ruas da cidade 15 moradores de rua. Seis deles foram encaminhados para outros municípios.

A medida, considerada como "mais enérgica" pela Assistência Social do município, ocorreu porque a prefeitura "recebeu reclamações da população sobre o comportamento dos mendigos".

"Os nossos moradores de rua nós conhecemos. Mas alguns de fora estavam tomando banho em praça pública, fazendo gestos obscenos para a população e destruindo espaços públicos", afirmou Telma Mourão, secretária de Assistência Social de Apucarana.

A operação realizada com o apoio da Polícia Militar. "A assistente social foi até a rodoviária para garantir que o dinheiro da passagem não seria usado para comprar bebida, coisa que acontece com freqüência", disse o prefeito e ex-padre Valter Pegorer (PMDB).

Os outros nove foram convidados a ir para um abrigo da prefeitura, mas optaram por voltar às ruas.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Erramos: Secretário critica remoção de mendigos no interior do Paraná
  • Ministro pede investigação e punições por atrasos em Cumbica
  • Testemunha acusa polícia de assassinar jovem em megaoperação
  • Quadrilha faz arrastão em prédio de bairro nobre de São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre moradores de rua
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página