Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 16h03

Justiça concede saída temporária a 950 presos em SP para o Dia das Mães

Publicidade

da Folha Online

A Justiça de São Paulo concedeu o benefício de saída temporária para 950 presos do regime semi-aberto no Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13). Os detentos terão o direito de deixar os presídios às 8h do sábado (12) e devem retornar até as 17h da segunda-feira (14).

Estão no regime semi-aberto presos que já cumpriram parte da pena em regime fechado e obtiveram a progressão de regime. No semi-aberto, presos saem todos os dias para trabalhar e voltam a prisão para dormir. Na saída temporária, eles podem dormir fora dos presídios.

O Decrim (Departamento de Execuções Criminais e Corregedoria de presídios da Capital) analisou um total de 1.186 pedidos e negou 205. Outros 31 foram feitos em duplicidade ou se referem a presos que já estão em liberdade.

Para conceder o benefício, a Justiça leva em consideração a boa conduta carcerária do preso, cumprimento de ao menos um sexto da pena, se o condenado for réu primário, e um quarto da pena, em caso de reincidência. Por não ser um benefício coletivo, a Justiça analisa os atestados de boa conduta de cada preso, caso a caso.

Ataques

Em 2006 o benefício da saída temporária para o Dia das Mães coincidiu com a maior série de ataques contra forças de segurança do Estado atribuídos a criminosos ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Foram liberados cerca de 10 mil presos sob a custódia do Estado.

Neste ano, na semana em que os ataques completam um ano, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola --chefe do PCC--, foi transferido do presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes (589 km a oeste de São Paulo), onde era submetido ao RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). Ele está detido na penitenciária 2 de Presidente Venceslau (620 km a oeste de São Paulo), desde a última terça-feira (8). O local abriga outros integrantes da facção.

Leia mais
  • Marcola muda de presídio e deixa regime disciplinar rígido

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre saída temporária
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página