Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2007 - 17h15

Comandante da TAM diz que pilotos tentaram usar grama para frear avião

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O comandante responsável pelo equipamento do modelo A320 da TAM, Alex Frischmann, disse nesta terça-feira que os pilotos do vôo 3054, acidentado no último dia 17, tentaram desviar para esquerda depois do pouso no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo). Segundo ele, o esforço dos pilotos teria sido para realizar o pouso em uma "ilha de grama" localizada na lateral da pista.

"Foi o mesmo local onde parou um avião da [empresa] BRA, em 2006", afirmou Frischmann durante depoimento à CPI do Apagão na Câmara. "Acredito que ele [o piloto do Airbus-A320] tenha comandado ir para a esquerda, para ir para a ilha de grama. Eles [o piloto e o co-piloto] queriam fazer alguma coisa para parar o avião, isso é fato", disse.

Segundo o comandante, os pilotos do Airbus-A320 da TAM tentaram parar a aeronave depois de constatarem que o processo de frenagem não estava sendo realizado da forma ideal. Porém, ele disse que não se deve descartar a possibilidade de "falha humana" como uma das possíveis causas do acidente com o vôo 3054.

Frischmann disse que a avaliação é complexa sobre a possível decisão dos pilotos de frear em vez de tentar arremeter a aeronave. De acordo com o comandante, em situações que envolvem esse tipo de dúvida há um "curto espaço de tempo" para definir o que fazer. "Depois de aplicado o reverso, a recomendação é não arremeter", disse.

Para o comandante, o procedimento de pouso realizado pelos pilotos do Airbus-A320 foi dentro da normalidade. "Analisando como piloto, posso dizer que todo o processo de pouso foi adequado. Com a aeronave estabilizada como estava, nada mais deveria ser feito a não ser colocar a aeronave no solo", afirmou.

Frischmann afirmou também que, após analisar a caixa-preta do Airbus-A320 da TAM, concluiu que o diálogo dos pilotos se referia aos procedimentos de pouso e que não houve sinais de que algo pudesse dispersar a atenção deles no momento do pouso.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página