Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2008 - 18h01

Falta de verba ameaça escultura de Tomie Ohtake em Cumbica

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

Uma escultura de nove metros de diâmetro é o presente que a artista plástica Tomie Ohtake quer dar ao centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado neste ano. Isso se, só com base em doações, a Associação Guarulhense para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa conseguir juntar os R$ 800 mil de que precisa.

O primeiro passo foi dado: o terreno para instalação da peça foi doado pela Infraero (estatal que administra os aeroportos).

Divulgação/Comissão pelo Centenário da Imigração Japonesa
Monumento do Centenário, com nove metros de altura, será instalado na área externa do aeroporto de Guarulhos
Monumento do Centenário, com nove metros de altura, será instalado na área externa do aeroporto de Guarulhos

É uma porção da aérea externa do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande São Paulo) cercada por uma via curva, o que significa que a escultura estará em local de grande circulação e visibilidade, já que os motoristas são obrigados a frear naquele trecho.

O projeto inclui ainda uma espécie de memorial com totens onde serão gravados os nomes das pessoas que fizerem doações. Mas o valor mínimo é de R$ 1.500.

Os doadores, além de terem um nome gravado no memorial, ainda têm direito a incluir sua história no "Livro de Ouro", composto de relatos e fotografias de imigrantes e descendentes. Eles terão direito também a uma maquete da escultura de Ohtake e a exemplares do livro.

Reprodução
Representação virtual da escultura criada pela artista Tomie Ohtake pelo centenário da imigração para o aeroporto de Guarulhos
Representação virtual da escultura criada pela artista Tomie Ohtake pelo centenário da imigração para o aeroporto de Guarulhos

O monumento terá nove metros de altura e será feito em aço. Serão recortes no formato de ondas vermelhas --cor da bandeira do Japão e da escultura feita pela artista em 1987, por ocasião do 80º aniversário da imigração japonesa. Uma segunda escultura de Ohtake em homenagem ao centenário será instalada em Santos (litoral de São Paulo) --a diferença para o projeto de São Paulo é que o de lá tem duas empresas patrocinadoras, além do dinheiro da prefeitura.

"Se no passado os imigrantes aportaram em Santos [litoral de São Paulo] para entrar no Estado de São Paulo, hoje, eventuais imigrantes e turistas têm o aeroporto como porta de entrada. Santos representa o passado e o aeroporto, o futuro", afirmou o coordenador da Comissão de Cultura da Associação pelas Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa, Reimei Yoshioka.

Os interessados em fazer doações devem procurar a Associação Guarulhense pelo Centenário no telefone 0/xx/11/6013-6724 ou no endereço avenida Salgado Filho, 332, Guarulhos. O valor pode ser parcelado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página