Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2008 - 10h29

Minas quer comemorar centenário da imigração japonesa com obras

Publicidade

da Folha Online

O governo de Minas anunciou que ao menos quatro obras fazem parte de seu calendário de homenagens pelo centenário da imigração japonesa, comemorado neste ano.

Delas, a maior é a construção do Memorial da Imigração Japonesa, no Parque Ecológico da Pampulha, na capital Belo Horizonte. Conforme o governo, a previsão é que o memorial seja inaugurado em junho próximo. O projeto é construir um memorial de 400 metros quadrados. Em um lago próximo deverá ser instalada uma ponte que simboliza o mar entre o Brasil e o Japão. O espaço deverá ser usado para ações sócio-educativas.

O segundo maior projeto --esse em andamento-- é o de criar um jardim japonês de 5.000 metros quadrados na Fundação Zoobotânica, na Pampulha. O paisagismo é assinado pelo japonês Haruho Ieda, radicado no Brasil há 20 anos. Por enquanto, o jardim consumiu 500 toneladas de pedras ornamentais. Ele deverá ter um lago com carpas coloridas, cascatas artificiais e árvores típicas, como cerejeiras. Deverá haver ainda uma casa de chá.

Outra obra, mais simples, é a construção do auditório da AMCBN (Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira), também em Belo Horizonte. Essa é a primeira obra a ficar pronta --o cronograma prevê que ela seja inaugurada em março próximo.

Na cidade de Ipatinga, o governo quer restaurar a sede da ANBI (Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga) --a inauguração está marcada para maio próximo.

Eventos

O calendário oficial de comemorações de Minas inclui eventos culturais. Porém, ao menos por enquanto, a programação esquenta só após maio --a virada do centenário é dia 18 de junho.

Entre maio e junho haverá o 7º Eletronika Festival de Novas Tendências Musicais, que neste ano terá artistas brasileiros e japoneses. Em junho haverá a exposição "Design do Japão hoje 100 Um Estilo de Vida Contemporâneo", com uma seleção de cem dos mais representativos exemplos do design japonês. No dia 30 de junho haverá uma apresentação de teatro noh em Belo Horizonte --no dia 1º de julho será em Ipatinga.

Entre os dias 17 e 28 de maio e entre 15 e 21 de setembro, o Centro Cultural Usiminas abriga apresentações musicais com temáticas japonesas. Em outubro, o Salão do Livro de Ipatinga terá uma programação paralela dedicada ao Japão; e os cinemas da Usiminas terão uma mostra de cinema japonês.

Entre novembro e dezembro haverá o Fórum Internacional de Dança, que terá uma parte dedicada à dança contemporânea japonesa; e entre os dias 25 e 30 de novembro ocorrerá a 9ª Feira Nacional de Artesanato, no Expominas, ainda em Belo Horizonte, com um pavilhão dedicado ao Japão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página