Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2008 - 09h22

Celso Amorim vê situação entre Brasil e Espanha como "inacreditável"

Publicidade

da Folha Online

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse que a atitude da Espanha de reter brasileiros em seus aeroportos é "desagradável" e "incompatível com o status de segundo investidor do Brasil", informa reportagem da colunista Eliane Cantanhêde publicada na edição desta sexta-feira da Folha de S.Paulo. (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

"Você não pode comer o bolo todo o tempo inteiro. Tem que haver reciprocidade, tem que ter tolerância. Afinal de contas, a União Européia não prega a tolerância?", perguntou Amorim. Ele falou à Folha da República Dominicana, onde está para reuniões de chanceleres e presidentes das Américas.

Conforme a Folha apurou, o Brasil exige reciprocidade de tratamento e está levantando as exigências que a Espanha faz para cidadãos brasileiros entrarem no país, para poder repetir aqui para os espanhóis.

A reportagem mostra que, embora o foco seja a Espanha, o Itamaraty deixa claro que as medidas abrangerão toda a União Européia, porque outros países, como o Reino Unido, também têm sistematicamente maltratado brasileiros nos seus aeroportos, alegando usarem "critérios da União Européia".

Leia a reportagem completa na Folha desta sexta.

Comentários dos leitores
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
devemos erguer nossa cabeça e lutar como cidadões dignos..Fui para Bélgica em maio/2009 e infelizmente fiz escala em Madri..é absurdo a forma como eles tratam brasileiros e quem diz que não é preconceito é porque nunca foi barrado por eles , é nitido a indiferença e o pouco caso.
carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
1 opinião
avalie fechar
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
ola fico muito chatiada com a maneira q somos tratados fora e dentro do brasil,fui inadimitida na frança e sofri uma pressao piscologica muito grande cinceramente fui humilhada e vejo q isto acontece com muitos e nossos representantes nao fazem nada p mudar esta ma fama q a sobre os brasileiros,e mulher jovem agora ja nao pode mas viajar sozinha q e vista como prostituta,isto nao esta certo temos q mudar isto manifestar pois infelizmente so somos ouvidos pelo grito,foi q senti vontade de faz na frança gritar mas como ne si nem banheiro podiamos usar,nao tinhamos direito a telefonar p ninguem foi absordo a abordagem desta gente q pensa q esta acima do bem e do mal.. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
Srs.
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página