Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2008 - 19h02

Amorim admite que ação consular brasileira está abaixo da necessária

Publicidade

LORENA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) admitiu nesta quarta-feira que o atendimento a brasileiros no exterior está abaixo do necessário. Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores no Senado, ele ressaltou que o governo tem aberto novos consulados nos Estados Unidos e na Europa.

"Nossa ação consular está muito aquém do necessário. O governo tem aberto muitos consulados, criamos uma subsecretaria para cuidar quase que exclusivamente disso", declarou.

Nesta quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Moratino, ligou para Amorim para conversar sobre os problemas de brasileiros barrados na Espanha. Os dois chanceleres marcaram uma reunião entre subsecretários no início de abril.

"Foi dito que daqui até lá a parte espanhola fará um esforço para que haja mitigação dos fatos exacerbados que ocorreram nos últimos tempos", declarou.

Colômbia

O ministro disse ainda que, na próxima segunda-feira (17), será feita uma reunião entre ministros de vários países para, segundo ele, colocar um ponto final na crise entre Colômbia e Equador. Uma comissão da OEA (Organização dos Estados Americanos) visitou os dois países e deverá entregar, até sexta-feira, um relatório sobre o assunto.

"O episódio foi considerado como superado. Seria ingênuo imaginar que o problema como um todo esteja resolvido. Tem que ter um diálogo mais aprofundado, mas creio que as nuvens mais ameaçadoras se dissiparam", afirmou.

Questionado pelos senadores, Amorim disse que o Brasil condena as ações terroristas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e não reconhece a organização como "insurgente", o que poderia dar status político ao grupo.

"O Brasil não tem por hábito classificar organizações. Não temos dúvidas em repudiar todos os atos terroristas feitos pelas Farc", afirmou.

Comentários dos leitores
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
devemos erguer nossa cabeça e lutar como cidadões dignos..Fui para Bélgica em maio/2009 e infelizmente fiz escala em Madri..é absurdo a forma como eles tratam brasileiros e quem diz que não é preconceito é porque nunca foi barrado por eles , é nitido a indiferença e o pouco caso.
carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
1 opinião
avalie fechar
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
ola fico muito chatiada com a maneira q somos tratados fora e dentro do brasil,fui inadimitida na frança e sofri uma pressao piscologica muito grande cinceramente fui humilhada e vejo q isto acontece com muitos e nossos representantes nao fazem nada p mudar esta ma fama q a sobre os brasileiros,e mulher jovem agora ja nao pode mas viajar sozinha q e vista como prostituta,isto nao esta certo temos q mudar isto manifestar pois infelizmente so somos ouvidos pelo grito,foi q senti vontade de faz na frança gritar mas como ne si nem banheiro podiamos usar,nao tinhamos direito a telefonar p ninguem foi absordo a abordagem desta gente q pensa q esta acima do bem e do mal.. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
Srs.
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página