Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2008 - 16h53

Brasileira retida em Madri deve voltar ao Brasil neste domingo

Publicidade

da Efe, em Madri

A brasileira Janaina Agostinho, 27, deve voltar neste domingo ao Brasil após ficar sete dias retida no aeroporto de Barajas, em Madri. Segundo a Polícia espanhola, sua entrada no país foi negada por não apresentar os documentos necessários.

Agostinho chegou na segunda-feira (10) a Madri para passar 21 dias na Espanha junto a seu namorado, Esteban Lupiañez, gerente de uma agência de viagens em Adra.

Segundo informações da família de Lupiañez, Agostinho tinha o passaporte em dia, 500 euros (cerca de R$ 1.325), seguro médico, passagens de ida e volta e reserva em hotel para os dias que ficaria na Espanha.

Segundo José Lupiañez, irmão de Esteban, os policiais alegaram que a brasileira não tinha apresentado carta-convite, o que, segundo ele, não é necessário quando se tem comprovantes de reservas em hotéis, que também não foram aceitos por "serem fotocópias".

José Lupiañez acusou os policiais de agirem "arbitrariamente" e criticou as condições em quais Janaina passou a semana em Barajas.

"Dormiam oito pessoas em quatro beliches, ela ficou dois dias sem ter roupa para se trocar", e os policiais, que "foram grosseiros, fizeram piada sobre ela, dizendo que pediriam autógrafos depois que ela ficou famosa", disse ele.

A família Lupiañez espera que Agostinho possa conhecer a Espanha algum dia, mas a brasileira disse à agência Efe que "nem pensa nisso agora". "Só quero sair daqui", afirmou.

Comentários dos leitores
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
Jucy santos (1) 02/07/2009 22h43
devemos erguer nossa cabeça e lutar como cidadões dignos..Fui para Bélgica em maio/2009 e infelizmente fiz escala em Madri..é absurdo a forma como eles tratam brasileiros e quem diz que não é preconceito é porque nunca foi barrado por eles , é nitido a indiferença e o pouco caso.
carimbaram meu passaporte e me deram uma carta que alega que fui remetida por faltar documentos que justifiquem minha estadia e motivos, porém esta parte não é preenchida e voltei humilhada, rejeitada, e com dinheiro jogado fora. Pior é que eles te enfiam no primeiro voo que sai, se vc mora no rio de janeiro e tem um voo para recife eles te pôe la sem importa com suas condições fisicas psicológicas ( ja que é uma tortura o que passei) e nem financeiras..somos cidadões honesto e não bandidos, bandidos de colarinho branco tem passagem livre..vamos acordar e deixar a ESpanha falir no que se diz respeito a turismo..escolham outros lugares; tem lugares magnificos na Europa, vamos mostrar a eles que não dependemos deles para nada, se possivel escolha outro país para fazer escala..eu tô fora, vou morar na europa, mas ESpanha ..nunca mais!!!
1 opinião
avalie fechar
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
regiane fernandes (1) 04/04/2009 19h35
ola fico muito chatiada com a maneira q somos tratados fora e dentro do brasil,fui inadimitida na frança e sofri uma pressao piscologica muito grande cinceramente fui humilhada e vejo q isto acontece com muitos e nossos representantes nao fazem nada p mudar esta ma fama q a sobre os brasileiros,e mulher jovem agora ja nao pode mas viajar sozinha q e vista como prostituta,isto nao esta certo temos q mudar isto manifestar pois infelizmente so somos ouvidos pelo grito,foi q senti vontade de faz na frança gritar mas como ne si nem banheiro podiamos usar,nao tinhamos direito a telefonar p ninguem foi absordo a abordagem desta gente q pensa q esta acima do bem e do mal.. 7 opiniões
avalie fechar
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
M Mig (1641) 24/09/2008 19h19
Srs.
Com o presidente que temos, alguem espera respeito de algum pais culturalmente evoluido??
23 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1050)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página