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01/04/2008 - 18h24

Equipe estabiliza estrutura do Expresso Tiradentes; viaduto permanece fechado

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da Folha Online

Parte da estrutura das obras do Expresso Tiradentes que cedeu ontem à noite e tombou sobre o viaduto Grande São Paulo, na região da Vila Prudente (zona leste de São Paulo), foi estabilizada no final da tarde desta terça-feira. O viaduto, no entanto, permanece interditado ao tráfego.

As causas do acidente serão investigadas. De acordo com Rodolfo Mantuano, diretor da Carioca Engenharia, que com a Andrade Gutierrez integra o consórcio responsável pelo ramal Vila Prudente do Expresso Tiradentes, o resultado da perícia deverá ficar pronto em 30 dias.

Apu Gomes/Folha Imagem
Parte da obra do Expresso Tiradentes cede e tomba sobre o viaduto Grande São Paulo, na região da Vila Prudente, zona leste de SP
Parte da obra do Expresso Tiradentes cede e tomba sobre o viaduto Grande São Paulo, na região da Vila Prudente, zona leste de SP

"A obra segue critérios técnicos estabelecidos no projeto e obedece às normas de segurança, padrões de qualidade e legislação vigente", afirmou o consórcio, em nota.

O tombamento da estrutura não deixou feridos. Segundo Pedro Evangelista, diretor de infra-estrutura da SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade), a plataforma pendeu lentamente para um dos lados, sustentada por uma pilastra central, permitindo que os operários saíssem ilesos. A estrutura que tombou tem aproximadamente 64 metros de comprimento e integra um trecho parte de 2,8 km do expresso.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) visitou o local e afirmou que aguarda um relatório preliminar sobre o acidente. Segundo ele, os responsáveis pela obra poderão ser punidos, caso as análises apontem irregularidades.

Trânsito

Pela manhã, o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes disse que a expectativa era de que o viaduto Grande São Paulo fosse liberado por volta das 17h. Ainda não há, no entanto, previsão para a liberação.

Com a interdição do viaduto e da pista sentido bairro da avenida do Estado, há congestionamento na região. Eduardo Macabelli, superintendente de operações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), afirma que o motorista deve evitar a rua das Juntas Provisórias e as avenidas Salim Farah Maluf e Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello.

No final da tarde desta terça, um acidente ocorrido prejudicou ainda mais o trânsito na pista sentido Vila Prudente da avenida Salim Farah Maluf. A colisão aconteceu perto da avenida Vila Ema, por volta das 16h30, e envolveu duas carretas e uma Kombi. Segundo o Corpo de Bombeiros, após a colisão, um dos veículos pegou fogo. Não há registro de feridos, mas a pista foi interditada.

Alternativas

Veja alternativas de trânsito na região do acidente, segundo a CET:

- os veículos que trafegam pela avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello, sentido centro, podem seguir à direita pela rua Maria Daffré, à esquerda na rua Capitão Pacheco e Chaves, viaduto Capitão Pacheco e Chaves e virar à direita na avenida do Estado, retornando ao trajeto original;

- os veículos que trafegam no sentido bairro deverão seguir até a rua Dom Lucas Obes, viaduto Gazeta do Ipiranga, à direita no viaduto Pacheco e Chaves e à direita na rua Dianópolis.

Veja alternativas de acesso às rodovias, de acordo com a CET:

- os veículos vindos das rodovias Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias com destino ao complexo Anchieta-Imigrantes têm como opção a saída pela avenida Aricanduva em direção ao ABC, acessando as rodovias naquela região; outra opção é seguir pela marginal Tietê e pela marginal Pinheiros até o acesso à avenida Bandeirantes.

- os veículos vindos da via Anchieta com destino às rodovias Dutra, Ayrton Senna ou Fernão Dias podem acessar a avenida Presidente Tancredo Neves, pelo complexo Escola de Engenharia Mackenzie, complexo viário Maria Maluf, avenida Abraão de Moraes, avenida Ricardo Jafet, avenida Teresa Cristina e avenida do Estado. Outra opção é, partir do complexo Maria Maluf, seguir pela avenida dos Bandeirantes e pelas marginais Pinheiros e Tietê.

Expresso

O Expresso Tiradentes, o antigo Fura-Fila, é um corredor de ônibus elevado com 31,8 km de extensão que, quando concluído, ligará Cidade Tiradentes, no extremo leste, ao Parque Dom Pedro 2º, no centro. Hoje, está em funcionamento o trecho que liga o Parque Dom Pedro 2º ao Sacomã, na zona sul. O sistema de transporte começou a operar pela primeira vez em março do ano passado.

Projetado em 1997 pelo ex-prefeito Celso Pitta, o Fura-Fila foi renomeado de Paulistão, em 2001, e teve o projeto modificado pela prefeita sucessora, Marta Suplicy. Em 2005, o esqueleto de concreto que passava por cima da avenida do Estado recebeu o nome de Expresso Tiradentes.

Arte/Folha Online
Comentários dos leitores
Jefferson Gomes (2) 02/04/2008 00h21
Jefferson Gomes (2) 02/04/2008 00h21
SAO PAULO / SP
Eu tenho vergonha dos governantes deste pais, lógico que nem todos são iguais, tem muita gente bem intencionada, Kassab não da pra surta agora e tentar ser enérgico procurando uma cabeça pra cortar, na minha profissão e incompetente é quem contrata ou quem não verifica como esta o andamento do que foi contratado, a culpa e de quem não se certificou, quanto aos engenheiros deveriam estar na cadeia poderia ter sido muito pior, poderia ter matado uma família ou mais, enquanto os responsáveis por isto estão sugando os cofres públicos com seus carrões todos ZERO pretos com seguranças benefícios mil que os tornam celebridades, intocáveis é Intocáveis...., lembrem, não só eu como a maioria dos empresários tem um sócio oculto em suas empresas que leva todo mês limpinho de 5% a quanto poderem tirar de nós. 3 opiniões
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Jefferson Gomes (2) 02/04/2008 00h02
Jefferson Gomes (2) 02/04/2008 00h02
SAO PAULO / SP
Não era preciso ser engenheiro para ver que esta encrenca ia cair, passando lá a menos de um semana ainda comentei " estou com medo só de passar aqui, essa m... vai cair", se qualquer leigo verificar o restante das obras vai identificar facilmente que a maioria do trecho e interligado com vigas de aço e depois e feito o pavimento, ali parecia um pendulo que estava sendo contruido imagino eu que nas coxas, sem sustentação confiando apenas em um ponto como pode ser visto na foto,
alias estes engenheiros deveriam assistir um pouco de discovery chanel o mês todo passa programas sobre mega construções talvez eles aprendão a construir pelo menos uma cerca de madeira ou um monte de caixão para enterrar as vitimas desta barbeiragem.
2 opiniões
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eduardo mucillo (1) 01/04/2008 23h36
eduardo mucillo (1) 01/04/2008 23h36
SAO PAULO / SP
Gangorrão é um ótimo nome para definir o novo layout da obra do paulistão, fura-fila... se é que já não trocaram de novo novamente.
Os nomes populares pegam mais!
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