Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2008 - 19h00

Primeiro dia de campanha vacina 3 milhões de idosos contra a gripe

Publicidade

da Folha Online

O Ministério da Saúde informou que cerca de 3 milhões de idosos foram vacinados contra a gripe neste sábado, primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Receberam a vacina pessoas com 60 anos ou mais. compareceram aos postos de saúde para tomar a vacina contra a gripe. A meta é atingir 13 milhões de pessoas até o dia 9 de maio.

Segundo o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde foram enviadas informações provenientes de 5.365 municípios e pelo Distrito Federal até as 18h30 de hoje.

Luiz Carlos Murauskas/Folha Imagem
Lula e Serra em São Bernardo do Campo (ABC) durante abertura oficial da campanha de vacinação contra a gripe para idosos
Lula e Serra em São Bernardo do Campo (ABC) durante abertura oficial da campanha de vacinação contra a gripe para idosos

O objetivo do governo federal é reduzir pela metade o número de internações registradas no país em decorrência de doenças relacionadas à gripe.

Entre os vacinados hoje estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador José Serra (PSDB), que participaram do lançamento oficial da campanha em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Ampliação

Segundo o ministério, só de 2001 a 2005, as doenças do aparelho respiratório representaram a 3ª causa de morte entre idosos no país. A primeira e a segunda causas são complicações relacionadas a doenças do aparelho circulatório e neoplasias.

A expectativa do governo é que com a vacinação, a queda de mortes em decorrência de doenças causadas a partir da gripe chegue a 30%. Dados preliminares apontam que, no país, em 2007, 70.531 das mortes de pessoas com mais de 60 anos ocorreu de doenças do aparelho respiratório.

A vacina é contra-indicada para pessoas que são alérgicas a ovo e derivados. Em caso de dúvidas, o paciente deve procurar informações nos postos de saúde nos quais é aplicada a vacina.

Segundo o ministério, o programa nacional de imunizações do Ministério da Saúde foi ampliado neste ano, na tentativa de elevar a cobertura de 70% para 80% da população com mais de 60 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página