Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2008 - 23h48

Homenagem aos bombeiros reúne 3.000 em SP; cadelas heroínas se aposentam

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

A homenagem ao dia dos bombeiros do Brasil, comemorado no último dia 2 de julho, reuniu cerca de 3.000 pessoas no Parque da Independência (zona sul de SP). No evento as cadelas Dara e Anny, que atuaram em buscas na tragédia do metrô em 2007, se aposentaram oficialmente.

A infra-estrutura do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo conta com 2.136 viaturas e 109 unidades de Resgate. Entre os presentes estavam pessoas que presenciaram o trabalho dos bombeiros em grandes tragédias.

Jennifer Arrivabem/Secretaria de Segurança Pública
O collie Tedy, sobe escadas de viatura do Corpo de Bombeiros para hastear bandeira do Brasil durante solenidade no Parque da Independência
O collie Tedy, sobe escadas de viatura do Corpo de Bombeiros para hastear bandeira do Brasil durante solenidade no Parque da Independência

No parque foi montado um desfile de alguns equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Estandes foram montadas para mostrar o trabalho desempenhado por alguns grupos.

Entre as demonstrações estavam as desempenhadas pelo canil dos bombeiros. Entre os 12 animais o cão Tedy, da raça collie, em treinamento há seis meses, subiu em uma escada dos carros de bombeiros e hasteou uma bandeira do Brasil.

Heroínas

Apesar da demonstração de Tedy, as estrelas do canil do Corpo de Bombeiros são duas "senhoras", Anny e Dara. Após oito anos de serviços prestados, elas oficialmente se aposentaram neste domingo.

A marca da aposentadoria foi a retirada do colete de bombeiros do pescoço das duas.

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Cadelas da raça labrador Dara (preta) e Anny (caramelo) se aposentaram depois de oito anos de serviços
Cadelas da raça labrador Dara (preta) e Anny (caramelo) se aposentaram depois de oito anos de serviços prestados

As duas ficaram famosas durante os trabalhos de resgate às vítimas de um acidente que abriu uma cratera na futura estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, ocorrido em janeiro de 2007.

Elas chegaram a ser oficialmente homenageadas pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), num ato que distribuiu medalhas aos 94 bombeiros e 47 policiais militares envolvidos nas buscas às sete vítimas.

Em julho do mesmo ano, elas foram acionadas para acessar lajes do prédio da TAM Express. Em 17 de julho de 2007 o vôo 3054 realizado por um Airbus-A320 da TAM pousou no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), mas não conseguiu parar, atravessou a pista e bateu em um prédio da TAM Express. O choque provocou um incêndio de grandes proporções e 199 pessoas morreram em conseqüência do acidente.

As cadelas foram acionadas para acessar a parte esquerda do complexo, onde estavam concentrados os trabalhos de busca, e onde os bombeiros não conseguiam entrar.

Depois da aposentadoria, as duas irão para a casa dos adestradores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página