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23/08/2002
-
18h36
O projeto do Plano Diretor foi aprovado na madrugada de hoje, em segunda votação, pela Câmara Municipal de São Paulo. A medida recebeu 43 votos favoráveis e uma abstenção. Apenas a vereadora Havanir Nimtz (Prona) votou contra. O texto foi aprovado com a maioria das 160 emendas propostas.
Entenda o plano:
O que é - Lei municipal, aprovada na Câmara por maioria qualificada (dois terços dos votos) que propõe diretrizes para a ocupação urbana da cidade a médio e longo prazos.
Zoneamento
- Como é:
A cidade é dividida em 19 zonas, em que o tipo de uso (indústria, residência etc.) e o potencial construtivo (tamanho da área construída, número de pavimentos etc.) variam de acordo com a zona.
- Como será:
Serão apenas três zonas: residencial, mista (residencial, comércio e serviços e industrial de comércio não incômodo) e industrial. Nas duas últimas, as construtoras poderão obter concessões para construir além do permitido por meio do pagamento de taxas, da compra de títulos municipais ou de investimento na infra-estrutura urbana.
Áreas verdes
- Como é:
21 parques públicos, 4,6 m² de áreas verdes por habitante
- Como será:
Construção de parques lineares, ou parques-avenidas, ao longo de 700 km de vias. Criação de um circuito de ciclovias ligando os parques públicos. Criação de um parque nas margens das represas.
Transporte coletivo
- Como é:
44 km de metrô. Corredores de ônibus escassos e não-conectados. Ligações metrô-trem escassas (apenas na estação Brás do metrô). Bilhetes variados para cada tipo de transporte.
- Como será
Integração de todos os sistemas, com bilhete único. Linhas-tronco de ônibus com corredores próprios por toda a cidade. Acesso de trem para Cumbica. Pelo menos cinco pontos de integração metrô-trem-ônibus. Criação de 15 terminais de ônibus até 2004
Sistema viário
- Como é:
Ligações radias leste-oeste e norte-sul, baixa quantidade de vias interbairros, falta de ligações norte-sul na zona leste e leste-oeste na zona norte.
- Como será:
Criação de cerca de 30 novas avenidas interbairros. Aproveitamento de terrenos públicos ocupados por linhas de alta-tensão para construir as vias. Execução de cerca de 40 intervenções pontuais (alargamento de pista, mudança de semáforos e alças de acesso etc.) para melhor o tráfego na cidade
Habitação
- Como é:
2,8 milhões de pessoas morando em habitações precárias; esvaziamento de bairros centrais e superpopulação da periferia
- Como será:
Criação de 15 novos pólos na periferia e promoção da reidustrialização de outros. Aumento do número de operações urbanas, em que a prefeitura dá concessões na Lei de Zoneamento às empresas em troca de investimento em infra-estrutura e habitação de interesse social. Hoje, há quatro. Até 2010, poderão ser, pelo menos, 16.
Veja na íntegra o texto aprovado do Plano Diretor de São Paulo.
Leia mais:
Plano Diretor é aprovado em 2ª votação pela Câmara de SP
Entenda o Plano Diretor aprovado em 2ª votação pela Câmara de SP
da Folha OnlineO projeto do Plano Diretor foi aprovado na madrugada de hoje, em segunda votação, pela Câmara Municipal de São Paulo. A medida recebeu 43 votos favoráveis e uma abstenção. Apenas a vereadora Havanir Nimtz (Prona) votou contra. O texto foi aprovado com a maioria das 160 emendas propostas.
Entenda o plano:
O que é - Lei municipal, aprovada na Câmara por maioria qualificada (dois terços dos votos) que propõe diretrizes para a ocupação urbana da cidade a médio e longo prazos.
Zoneamento
- Como é:
A cidade é dividida em 19 zonas, em que o tipo de uso (indústria, residência etc.) e o potencial construtivo (tamanho da área construída, número de pavimentos etc.) variam de acordo com a zona.
- Como será:
Serão apenas três zonas: residencial, mista (residencial, comércio e serviços e industrial de comércio não incômodo) e industrial. Nas duas últimas, as construtoras poderão obter concessões para construir além do permitido por meio do pagamento de taxas, da compra de títulos municipais ou de investimento na infra-estrutura urbana.
Áreas verdes
- Como é:
21 parques públicos, 4,6 m² de áreas verdes por habitante
- Como será:
Construção de parques lineares, ou parques-avenidas, ao longo de 700 km de vias. Criação de um circuito de ciclovias ligando os parques públicos. Criação de um parque nas margens das represas.
Transporte coletivo
- Como é:
44 km de metrô. Corredores de ônibus escassos e não-conectados. Ligações metrô-trem escassas (apenas na estação Brás do metrô). Bilhetes variados para cada tipo de transporte.
- Como será
Integração de todos os sistemas, com bilhete único. Linhas-tronco de ônibus com corredores próprios por toda a cidade. Acesso de trem para Cumbica. Pelo menos cinco pontos de integração metrô-trem-ônibus. Criação de 15 terminais de ônibus até 2004
Sistema viário
- Como é:
Ligações radias leste-oeste e norte-sul, baixa quantidade de vias interbairros, falta de ligações norte-sul na zona leste e leste-oeste na zona norte.
- Como será:
Criação de cerca de 30 novas avenidas interbairros. Aproveitamento de terrenos públicos ocupados por linhas de alta-tensão para construir as vias. Execução de cerca de 40 intervenções pontuais (alargamento de pista, mudança de semáforos e alças de acesso etc.) para melhor o tráfego na cidade
Habitação
- Como é:
2,8 milhões de pessoas morando em habitações precárias; esvaziamento de bairros centrais e superpopulação da periferia
- Como será:
Criação de 15 novos pólos na periferia e promoção da reidustrialização de outros. Aumento do número de operações urbanas, em que a prefeitura dá concessões na Lei de Zoneamento às empresas em troca de investimento em infra-estrutura e habitação de interesse social. Hoje, há quatro. Até 2010, poderão ser, pelo menos, 16.
Veja na íntegra o texto aprovado do Plano Diretor de São Paulo.
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