Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2002 - 21h57

Chuvas param o trânsito, causam acidentes e alagam pontos de SP

CARLOS FERREIRA
da Folha Online

A chuva que atingiu São Paulo nesta sexta-feira provocou caos no trânsito e vários pontos de alagamento. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a decretar "estado de atenção" na região próxima a córregos e rios, A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrou recorde congestionamento no ano: 198 km, seis a mais que o recorde anterior, em maio.

Os transtornos começaram já pela manhã. Por volta das 8h, a CET apontou um dos maiores congestionamentos do ano no período: foram 140 km de vias com problemas. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito causados pela chuva.

Depois de dar uma trégua, a chuva voltou a atingir a capital paulista por volta das 14h. Neste momento, a Defesa Civil Estadual já alertava para a possibilidade de alagamentos até mesmo na faixa que vai de Peruíbe a São Sebastião e Cubatão, no litoral do Estado.

À noite, o caos
Após as 19h, o trânsito na capital parou em diversos pontos. Os mapas da CET, que geralmente mostram ruas e avenidas com a cor amarela [que significa lentidão] neste horário, mostravam vias na cor vermelha [totalmente congestionadas].

Neste momento, com excesso de veículos e a chuva, foi registrado o recorde de congestionamento no ano de 2002, com 198 km de vias parcial ou totalmente paradas.

Quatro locais ficaram intransitáveis por causa das águas: a pista esquerda da Radial Leste na altura da rua Melchert, no sentido centro; a faixa da direita da marginal Pinheiros, altura da ponte João Dias, no sentido Interlagos; as faixas da esquerda e central, na altura da ponte Transamérica, no mesmo sentido, e toda a pista na altura da avenida Octales Marcondes Ferreira, no sentido Interlagos.

No total, foram registrados 23 pontos de alagamento entre transitáveis e intransitáveis.

O "estado de atenção" decretado pelo CGE alertou para risco de transbordamento do córrego Pirajussara, na zona sul. As zonas oeste e norte da cidade e as duas marginais _Pinheiros e Tietê_ também ficaram em "estado de atenção", que só foram retirados após as 20h.

A chuva foi trazida por uma frente fria que chegou ao Estado e teve intensidade média e leve. Segundo o CGE, ainda deve chover durante toda a noite.

Uma frente fria deve atingir o Estado no final de semana.

  • Clique aqui para ver imagens do caos no trânsito na noite desta sexta-feira em São Paulo.

  • Ache um caminho para chegar mais rápido em casa no Mapas Online.

  • Veja mais sobre a previsão do tempo no site Folha Online-Weather.


    Leia mais:


  • Com 198 km de lentidão; congestionamento é recorde no ano
  • Defesa Civil alerta para possibilidade de alagamentos no litoral de SP
  • Chuva volta a atingir cidade de São Paulo
  • Congestionamento diminui em São Paulo
  • São Paulo tem o 3º maior congestionamento do ano pela manhã
  • São Paulo tem o maior congestionamento pela manhã em setembro
  • Chove em algumas áreas da cidade de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página