Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2009 - 11h56

Número de mortos por gripe suína em MG chega a 49

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O número de mortes por gripe suína --doença causada pelo vírus da influenza A (H1N1)-- em Minas Gerais chegou a 49, informou nesta sexta-feira a Secretaria de Saúde do Estado.

Cumprindo recomendações do Ministério da Saúde, Minas Gerais agora computa em seus balanços tanto moradores do Estado que morreram no próprio Estado, quanto mineiros que morreram em outros lugares do país.

A cidade com mais mortos é Belo Horizonte. Seis moradores da cidade morreram, incluindo um que estava em viagem a Pernambuco. Na sequência vem Uberlândia, com cinco mortes. Nova Lima, Uberaba e Virgínia têm dois óbitos cada.

Com as confirmações, o total de mortes no país já chega a, pelo menos, 769 --segundo dados das secretarias estaduais de Saúde. Entretanto, o Ministério da Saúde confirmou 657 mortes no país em decorrência da doença até a o dia 29 de agosto.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página