Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2002 - 13h06

Cetesb prepara relatório sobre emissão de fumaça em São José

da Folha Online

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) prepara um relatório sobre a emissão de fumaça preta, ontem, causada pela Repav (Refinaria Henrique Lage), da Petrobras, em São José dos Campos (91 km de SP).

A fumaça chegou até uma escola _cerca de um quilômetro de distância_ e causou intoxicação em 30 pessoas, entre elas 20 crianças entre 10 e 16 anos. As crianças tiveram dor de cabeça, náuseas, vômitos, irritação nos olhos e garganta, queda de pressão e desmaio.

A fumaça, formada pela liberação de gasóleo em forma de vapor _uma espécie de óleo diesel mais denso_, ficou por cerce de 15 minutos sobre a escola.

Segundo a assessoria da Cetesb, não há previsão para o término do relatório. Após conclusão, a empresa analisará se a refinaria será multada.

Além de determinar a causa da emissão da fumaça, o relatório deverá apontar medidas que a empresa deverá adotar para evitar falhas.

A Revap foi multada duas vezes neste ano por causa da emissão de fumaça preta _cerca de R$ 157 mil. A empresa não descartou risco de novos acidentes porque a refinaria "está em processo de estabilização, após a modernização e mudança de equipamentos".

Leia mais:
  • Diretora diz que fumaça causou pânico em escola

  • Gás liberado após falha em refinaria da Petrobras intoxica 30 em escola


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página