Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2009 - 11h26

Ribeirão Preto (SP) mantém título de cidade mais quente do Estado

Publicidade

LIGIA SOTRATTI
da Folha Ribeirão

A temperatura baixou um pouco ontem, mas Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) manteve o título de cidade mais quente do Estado. A máxima foi de 35,9ºC às 15h, de acordo com medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de SP). No dia anterior, tinha chegado a 37ºC, recorde do ano.

Sudeste continua com temperaturas elevadas
Chuvas deixam oito cidades em emergência em Minas

A segunda cidade mais quente do Estado ontem foi Presidente Prudente, com 34ºC.

Em Araraquara, a máxima foi de 33,7ºC, segundo a Cetesb. Franca e São Carlos não têm estações da companhia.

Nos últimos cinco dias, a máxima em Ribeirão tem ficado acima dos 33ºC. A umidade relativa do ar, porém, se mantém acima dos 30%. Ontem, a mínima foi de 33%, às 17h.

Segundo o pneumologista do Hospital das Clínicas Élcio Vianna, o índice ainda não é preocupante. "Como a umidade do ar têm se mantido acima de 30%, para o sistema respiratório não há prejuízos. A recomendação no momento, devido ao calor, é se manter hidratado, proteger-se do sol e evitar exercícios físicos", disse.

O médico faz ressalvas, no entanto, ao consumo excessivo de chope no happy hour. "É bom para refrescar, mas, devido ao efeito diurético, acaba fazendo a pessoa perder líquidos e, por isso, demanda mais ainda a ingestão de água", disse.

Além de água, Vianna orienta que as pessoas bebam sucos e, no caso de atletas, consumam bebidas isotônicas.

De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor deve seguir nos próximos dias, mas com possibilidade de pancadas isoladas de chuva.

"Um vento mais úmido deve aumentar a umidade e a nebulosidade. A tendência de chuva segue até o fim de semana, mas o tempo vai continuar abafado", disse o meteorologista do instituto Franco Vilela. A máxima hoje deve ser de 33ºC e a mínima, em torno de 20ºC.

Somente no domingo o sol forte deve dar uma trégua aos ribeirão-pretanos: a previsão é de dia nublado, com possibilidade de pancadas de chuva. Mesmo assim, de acordo com o Inmet, a temperatura deverá se manter acima de 28ºC.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página