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15/11/2009 - 04h14

Construtoras não cumpriram o contrato em obra do Rodoanel

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da Folha Online

Auditoria realizada em 2007 e 2008 pelo TCU (Tribunal de Contas da União) constatou que as empreiteiras responsáveis pelo Rodoanel mudaram o material descrito em contrato e optaram por vigas pré-moldadas a fim de baratear o custo dos viadutos. É o que revela reportagem da Folha deste domingo (disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Nesta sexta-feira (13), três vigas da obra caíram, atingiram veículos e deixaram três pessoas feridas.

Veja as fotos do acidente
Veja imagens do acidente
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Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Operários observam escombros das vigas que caíram da obra do Rodoanel na sexta
Operários observam escombros das vigas que caíram da obra do Rodoanel na sexta

O trecho sul --onde as vigas despencaram sobre carros na noite de anteontem-- está sob investigação do tribunal, que já listou 13 irregularidades no percurso de 61 quilômetros.

O secretário de Transportes de São Paulo, Mauro Arce, negou que estejam sendo utilizados materiais mais baratos. Segundo ele, algumas falhas apontadas pelo TCU foram resolvidas com um TAC (termo de ajustamento de conduta). Ele não nega, no entanto, que possam ter ocorrido problemas com o material utilizado na viga que causou o acidente.

Os contratos de obra de todo o Rodoanel (sem contar outros gastos, como desapropriações), que somam R$ 3,6 bilhões, são investigados pelo TCU desde 2003.

Acidente

Apesar de descartar a hipótese de falhas no projeto, o diretor de engenharia da Dersa e gestor responsável pela construção do Rodoanel, Paulo Vieira de Souza, admitiu que possa ter havido problemas na execução da obra.

As vigas, que pesam 85 toneladas e têm 40 metros de comprimento, haviam sido instaladas no começo desta semana. Por volta das 21h15, elas despencaram de uma altura aproximada de 20 metros e atingiram um caminhão e dois carros --um deles ficou totalmente destruído.

Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.

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Fernando Donasci/Folha Imagem
Vigas de obra do Rodoanel caem e atingem veículos na Régis Bittencourt; três pessoas ficam feridas
Vigas de obra do Rodoanel caem e atingem veículos na Régis Bittencourt; três pessoas ficam feridas
Comentários dos leitores
Pietro Guerriero (77) 21/11/2009 01h41
Pietro Guerriero (77) 21/11/2009 01h41
Gostaria de lembrar aos colegas que aqui escrevem que na regiao de Botucatu ha' uma ponte inacabada na Castelo Branco. Acho que ja' fazem uns 40 anos que aquela coisa esta' la'... so' as pilastras...
Por que nao terminam?
sem opinião
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Lissinho Fiod Junior (110) 20/11/2009 18h55
Lissinho Fiod Junior (110) 20/11/2009 18h55
" Acidente Rodoanel "
- É inacreditável as Vigas (85 ton) terem caido após a ação de um Tornado Brasileiro !
- Também, devido as vibrações de um Terremoto Paulista !
- Falaram, também, pela falta das escoras de madeira 45 graus, mão francesa !
- Também, que se tivesse a 5a. viga nada teria acontecido ???
- Também, provável defeito no aparelho de apoio neoprene !
- Que a viga teria tombado lateralmente (vento e vibração),
- Que a sobre-elevação da Pista de 3% facilitou o tombamento lateral.
- Chamem o Encarregado Geral de Obras, aquele antigão, acostumado com o Serviço, que Ele dará o Laudo Pericial mais correto.
- Com certeza foi Erro Grosseiro,
- Vejamos, 42,5 ton em cada apoio não é qualquer vento, tempestade, furacão, terremoto capaz de tirar do lugar ou derrubar.
(Estamos apenas curiosos para saber o que aconteceu, nada mais !!! )
3 opiniões
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Olmir Antonio de Oliveira (118) 20/11/2009 17h40
Olmir Antonio de Oliveira (118) 20/11/2009 17h40
A respeito do rodoanel, questões técnicas, evolução de sistemas construtivos. No setor para residencial os problemas tabém não sao pequenos, muitas mortes.........Em um setor com muitas empresas, de diversos portes, produzindo materiais......Faz falta um incentivo a produtores para materiais basicos. que permitam se fazer pequenas construções, principalmente para os de classes de renda menor. Sei que existem formulas infaliveis e quem pode fazelas, mas é melhor usar oque já existe no mercado fazendo pequenas adptações, que não alterem os custos construtivos e sejam faceis de implantar. Creio que para pequenas construções ou reformas, um incentivo temporario para fabricantes de compostos (para concreto rapido) tipo gaute. Visar melhoria dos materias usuais, cartilha com procedimentos simples, no uso de britas sem pó"lavada", areias de granulação maiores "lavada" e ideal substituição de percentual desta "de qualidade nem sempre comprovada" por gaute,algo em torno de até 50% e reforçar que é importante o uso de cimento em quantidade e especificações recomendadas. Ao setor de aços e aplicativos mais controles de qualidade e especificações em especial o uso de aditivos para se evitar oxidações prematura, bem com incentivar uso de aços especiais...... sem opinião
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